Gincana de ciências da natureza: contribuições de atividades interdisciplinares lúdicas no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Fabiana de Oliveira da Silva
  • Weder Martins Naiman
  • Francisca Laryssa Abreu Gonçalves
  • Euzeni Pereira Rosa Lima
  • Renato André Zan
  • José Antonio Avelar Baptista

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato sucinto de uma gincana interdisciplinar na área de Ciência da Natureza desenvolvida com alunos da Escola Estadual “Professor José Francisco dos Santos”, localizada no município de Ji-Paraná/RO. O objetivo desta iniciativa foi propor aos alunos desafios que os fizessem perceber a ciências presente no cotidiano e a compreensão da mesma como uma disciplina dinâmica e divertida. O evento foi realizado durante o segundo semestre de 2017. As Provas foram desenvolvidas pelos acadêmicos do PIBID-IFRO sob a orientação dos professores e da equipe gestora da escola. Através da gincana os educando conseguiram estabelecer relações entre o senso comum e o conhecimento científico, aprimorando seus conhecimentos em Biologia, Física e Química. Os resultados obtidos evidenciaram uma integração de alunos de séries diferentes enfatizando valores como a importância da contribuição individual para as equipes, saber vencer com humildade, aceitar a derrota e, principalmente, a mesma proporcionou aos alunos um momento de lazer educativo.

Downloads

Publicado

2019-05-14