Dificuldade em química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de docentes e alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari)

Autores

  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
  • Antônio Euder da Costa Nunes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico a respeito do ensino de química na perspectiva dos professores e alunos no município de Coari, Amazonas, Brasil. Este trabalho foi realizado com abordagem qualitativa e quantitativa, abrangendo 15 professores de 07 escolas da rede estadual de ensino e uma turma do segundo ano de ensino médio. Verificou-se que a maior dificuldade detectada está relacionada a conteúdos que envolvem cálculos, como estequiometria e reações de oxirredução e que embora na literatura conste um número considerável de experimentos de química, esse procedimento ainda é pouco utilizado. Dessa forma, o incentivo a práticas experimentais e atividades didáticas diferenciadas são uma alternativa para facilitar o aprendizado dos discentes.

Downloads

Publicado

2019-05-14