Produção de material didático e seminário como estratégia de ensino na disciplina de química orgânica
Resumo
As estratégias metodológicas são muito relevantes no processo de ensino da ciência Química, pois contribuem para o processo de aprendizagem de forma dinâmica e significativa. Nota-se que recentemente ocorreu um aumento expressivo na busca por novas metodologias que almejam esse intento. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da produção de material didático e seminário como estratégia na disciplina de Química orgânica. O desenvolvimento ocorreu no ano de 2017 no Instituto Federal de Mato Grosso. Durante dois meses os grupos reuniram-se para elaborar o produto e o seminário sob a orientação da professora. A proposta metodológica deu origem a quatro produtos: Química Orgânica na Cozinha; Organogame (jogo de tabuleiro); Quebra Cabeça para o ensino das reações orgânicas aos deficientes visuais e o site Truco da Orgânica. Constatou-se que a estratégia foi significativa, pois resultou em aprendizado expressivo, contextualizado e motivador para os discentes, permitindo o desenvolvimento de várias habilidades.