Desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de ciências: publicações em eventos nacionais
Resumo
O presente trabalho buscou, por meio da análise dos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos últimos 10 anos, identificar o perfil da publicação em eventos nacionais a respeito da promoção do Pensamento Crítico (PC) no Ensino de Ciências e no Ensino de Química. Foram selecionados para o corpus da pesquisa 08 trabalhos, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin, incluídos em três categorias estabelecidas a priori. Os resultados mostram que em âmbito nacional ainda são poucos os trabalhos a respeito do tema, seis destes são incluídos na área de investigação correspondente a atividades e estratégias de ensino que visam à promoção do PC. Quatro trabalhos estão relacionados à formação inicial e/ou continuada de professores e, dois trabalhos versam sobre o desenvolvimento de recursos educativos e atividades de aprendizagem. Infere-se com os resultados que a pesquisa Ensino de Ciências que visa à promoção do PC é uma área promissora para novas investigações.