O ensino de ciências: concepções dos alunos sobre as aulas ciências em uma escola pública de Rio Branco/Acre

Autores

  • Maria Jaqueline de Miranda Souza Xavier
  • Nathânia Oliveira da Silva
  • Gahelyka Aghta Pantano Souza

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa maior que relaciona os métodos utilizados no ensino de ciências e as concepções dos alunos quanto ao processo de ensino-aprendizagem desta. Nesse sentido, propôs-se uma reflexão sobre o ensino da química e os métodos pedagógicos utilizados por graduandos em Química da Universidade Federal do Acre, em atividades realizadas no âmbito de um projeto de extensão, cuja oficina proposta trabalhou com o tema gerador “Leite”. Deste modo, utilizou-se da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, os dados apresentados e discutidos foram coletados, mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, logo após a realização da atividade. A oficina foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Rio Branco/Acre. Os resultados indicam que os alunos do ensino fundamental têm maior preferência por aulas dinâmicas e contextualizadas, que dão significado aos fenômenos cotidianos, por eles conhecidos. Contudo, a escola onde a pesquisa foi realizada conta com recursos limitados, principalmente no que se refere às aulas de Ciências ou até mesmo às aulas de Química, essas limitações acabam por contribuir com aulas mais teóricas e tradicionais, e quase sempre deixam o professor limitado ao quadro negro, ao giz e ao livro didático

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Publicado

2019-02-13