Produção de dióxido de carbono: Sugestão para aulas experimentais utilizando materiais alternativos

Autores

  • Jessé Melo dos Santos
  • Davi Lira Queiroz
  • Carromberth Carioca Fernandes

Resumo

Os elementos que se tem como base é a Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases na educação nacional para o Ensino Fundamental e Médio e também as orientações Curriculares Nacionais, que desenham a importância do crescimento da capacidade de observação e raciocínio dos alunos em reunir o conteúdo teórico com o que se examina na prática. Entretanto, esta realidade não é encontrada dentro da maioria das escolas brasileiras e isto sucede por falta de recursos e investimentos em laboratórios de Química da rede pública. Os experimentos foram desenvolvidos no Laboratório de Produtos Naturais, Microbiologia e Biotecnologia - Universidade Federal do Acre. Objetivou-se a produção de dióxido de carbono com evidências visuais. Utilizou-se materiais alternativos, copos de vidro, colheres, vinagre, bicarbonato de sódio, detergente, bancada e local apropriado. Após o adicionamento dos reagentes, observou-se a produção de gás carbônico, evidenciado através de visualização por elevação do agente espumante, promovido através do surgimento do dióxido de carbono, a reação desenvolvida é a de dupla troca. Conclui-se que a produção desse gás é de fácil aplicação e de excelente compreensão didática, seus componentes são de fácil acesso e assim contribuem para a realização de práticas dentro da escola, elevando a curiosidade e a vontade dos alunos em participarem, facilitando o processo de ensino-aprendizagem

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Publicado

2019-02-13