História da química e história em quadrinhos: possível abordagem de ensino nos livros didáticos

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre
  • Adriel Castro Martins
  • Núbia Maria de Castro Oliveira Melo

Resumo

O livro didático é o material mais recorrente nas salas de aula do Brasil, com uma versão para cada componente curricular da educação básica, os livros didáticos estão inclusive nas aulas de química. Contudo, por mais que esse recurso de ensino seja importante, deve ser evitado utiliza-lo como única solução pedagógica, e acabe seguindo-o de forma rigorosa, impedindo que o professor alcance sua autonomia. Tendo que o livro didático acaba sendo a única fonte de pesquisa para alunos e professores, se faz necessário que esses livros tenham uma maior diversidade de texto para desenvolver e relacionar os conteúdos com a realidade dos estudantes. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca investigar como são abordados os conteúdos de ligação química, geometria molecular e forças intermoleculares no livro “Química” da autora Martha Reis, destinado ao 1º ano do ensino médio. Buscando analisar como esse livro utiliza a história da química e se usa histórias em quadrinhos para desenvolver os conteúdos selecionados. Os resultados indicam a presença da história da ciência/química em diversos momentos do livro, onde são evidenciados conceitos relacionados aos conteúdos investigados. Contudo, não há a presença das histórias em quadrinhos no livro. Compreende-se que essa abordagem não é obrigatória nem mesmo recorrente, no entanto, trata-se de uma possibilidade para o ensino dinâmico dos conteúdos químicos.

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Publicado

2019-02-13