DA COMODIDADE À COMUNIDADE EM CALAMIDADE: ATENDIMENTO ÀS PESSOAS DESA(/O)BRIGADAS PELO RIO ACRE

Autores

  • Mychael Douglas Souza de Almeida

Resumo

Este artigo buscou compreender e apresentar as vivências profissionais com as pessoas em situação de abrigo público diante da enchente do rio Acre na cidade de Rio Branco, em 2015. Trata-se de um relato de experiência que, após sua ‘gestação e parto’, objetiva apresentar as impressões profissionais captadas a partir da relação profissional-família. Para tanto, esta publicação tece algumas considerações acerca da bacia hidrográfica do rio Acre, a organização da cidade de Rio Branco em seu derredor, além da dificuldade vivenciada nas enchentes que nela ocorre, bem como a política pública de Assistência Social às famílias que vivem às margens do rio. Ademais, expõe-se sobre as experienciações com as famílias a partir da relação de ajuda em suas nuances, tendo como balizador para a prática pessoal-profissional a Abordagem Centrada na Pessoa e sua disposição atitudinal-afetiva que favorece à efetividade das relações humanas e, inquietações e críticas sob o prisma da Psicologia na/da Comunidade como meio de aproximação às famílias. Por fim, evidencia-se a angústia como sensação mais intensa vivida diante do cenário de desastre e dor; angústia esta que move o autor ao desconforto e à busca de posicionamentos profissionais neste aspecto situacional, os quais serão descritos neste relato, contendo elos contextuais entre nordestinos e acrianos.

Biografia do Autor

Mychael Douglas Souza de Almeida

Psicólogo pela União Educacional do Norte - UNINORTE, Especialista em Família: representações sociais e práticas profissionais pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO. Psicólogo da Prefeitura de Rio Branco e Docente da FAAO. Membro do Grupo de Estudos na Abordagem Centrada na Pessoa em Rio Branco – AC. Membro da Comissão Estadual de Psicologia na Assistência Social (COEPAS-AC).

Referências

A Gazeta. (2015). Desalojados pelo rio Acre querem voltar para casa após maior tragédia natural. Disponível em: http://agazetadoacre.com/noticias/desalojados-pelo-rio-acre-querem-voltar-para-casa-apos-maior-tragedia-natural/. Acesso em 25 de nov. de 2015.

Amatuzzi, M. M. (2012). Rogers: ética humanista e psicoterapia. (2ª edição). Campinas: Alínea.

American Psychologycal Association. (2010). Dicionário de Psicologia da APA. Porto Alegre: Artmed.

Andery, A. A. (2012). Psicologia na comunidade. In Lane, S. T. M. & Codo, W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 14ª edição. São Paulo: Brasiliense.

Angerami, V. A. (2014). Paradoxo, angústia e psicoterapia. In Angerami, V. A. (Org.). Angústia e psicoterapia: uma visão multiteórica. 2ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bender, M. P. (1978). Psicologia da comunidade. Tradução da primeira edição inglesa. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Brasil. (2008). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nº 1/92 a 56/2007 e pelas emendas constitucionais de revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal.

Brodley, B. T. (1998). O conceito de tendência actualizante na teoria centrada no cliente. Tradução de Eurídice Ferreira. A Pessoa como Centro – Revista de Estudos rogerianos, 2, p. 37- 49.

Calegari, C. L. (2014). A angústia na prática clínica da Gestalt-terapia. In Angerami, V. A. (Org.). Angústia e psicoterapia: uma visão multiteórica. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Cardel, L. M. (2015). Canudos: a “essência” do sertão baiano. Revista Extraprensa, 8 (16), p. 36-45.

Cardella, B. H. P. (1994). O amor na relação terapêutica: uma visão gestáltica. 4ª edição. São Paulo: Summus.

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP.

Conselho Federal de Psicologia. (2008). Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Referências técnicas para atuação do(a) psicólog(a) no CRAS/SUAS. Brasília, DF.

Cordeiro, A. de C; Holanda, J. S. de.; Sales, S. L.; Vasconcelos, S. M. P. & Yano, L. P. (2010). Habilidades sociais: teoria e possibilidades práticas no contexto educacional. In Yano, L. P. & Oliveira, A. J. F. de. (Orgs.). Psicologia social e educacional: temas, possibilidades e desafios no Estado do Acre. Rio Branco: Sônia.

Cotrim, G. (1987). Fundamentos da filosofia para uma geração consciente: elementos da história do pensamento ocidental. 2ª edição. São Paulo: Saraiva.

Cunha, E. da. (1905). Os Sertões: campanha de Canudos. 3ª edição. Rio de Janeiro: Laemmert.

Decreto-Lei nº 7.257, de 04 de agosto de 2010. (2010). Regulamenta a Medida Provisória no 494 de 2 de julho de 2010, para dispor sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, sobre o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública, sobre as transferências de recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

Duarte, A. F. (2011). As chuvas e as vazões na bacia hidrográfica do rio Acre, Amazônia Ocidental: caracterização e implicações socioeconômicas e ambientais. Amazônia: Ci. & Desenv., 6 (12), p. 161-183.

Duarte, A. F. (2007). Medições de vazão e pluviometria na bacia do rio Acre: amostragem e análise físico-química da água. Disponível em: http://acrebioclima.pro.br/Consideracoes_sobre_a_bacia_do_rio_Acre_Versao_2%20(10Nov7).pdf. Acesso em 21 de nov. de 2015.

Ferreira, A. B. de H. (2001). Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Filho, J. H. de S. & Moreira, J. (2003). Sistema FIEAC – 1972-2002: trinta anos transformando um sonho em realidade. Rio Branco: FIEAC.

Gusmão, S. M. L. de. (1999). Ousando ser feliz: temas de psicologia humanista. João Pessoa: Universitária/UFPB.

Huisman, D. (2001). História do existencialismo. Bauru: EDUSC.

Janczura, R. (2012). Risco ou vulnerabilidade social? Textos & Contextos, 2 (02), p. 301-308.

Jaspers, K. (1973). Psicopatologia Geral Vol. I. Tradução da quarta edição alemã. São Paulo: Atheneu.

Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. (1993). Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

Ministério da Integração Nacional. (2015). Apresentação. Disponível em:

http://www.mi.gov.br/sedec/apresentacao. Acesso em 25 de nov. de 2015.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2004). Política Nacional de Assistência Social. Brasília, DF.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2005). Norma

Operacional Básica do SUAS. Brasília, DF.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2007). Norma

Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS. Brasília, DF.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2009). Orientações técnicas: Centro de Referência de Assistência Social. Brasília, DF.

Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. (2012a). Orientações técnicas sobre o PAIF. Vol 1. Brasília, DF.

Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome. (2012b). Orientações técnicas sobre o PAIF. Vol 2. Brasília, DF.

Ministério Público Estadual. (2009). Caracterização socioambiental das bacias hidrográficas do Estado do Acre. Disponível em: http://www.mp.ac.gov.br/wp-content/files/APRESENTACAO.pdf. Acesso em 21 de nov. de 2015.

Nogueira, J. C. de A. (1997). António Conselheiro e Canudos: revisão histórica. 3ª edição. São Paulo: Atlas.

Pinto, M. A. da S. (2010). Abordagem centrada na pessoa e seus princípios. In Carrenho, E., Tassinari, M., & Pinto, M. A. S. Praticando a abordagem centrada na pessoa: dúvidas e perguntas mais frequentes. São Paulo: Carrenho.

Rogers, C. R. & Kinget, G. M. (1975). Psicoterapia & relações humanas Vol I. Belo Horizonte: Interlivros.

Salmazo-Silva, H., et. al. (2012). Vulnerabilidade na velhice: definição e intervenções no campo da Gerontologia. Revista Temática Kairós Gerontologia, 15 (6), p. 97-116.

Santana, J. C. B. de. (2000). Euclides da Cunha e a Amazônia: visão mediada pela ciência. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 6, 901-917.

Senado Federal. (2015). Texto integral de pronunciamento de Jorge Viana em 05/03/2015. Disponível em: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/pronunciamentos/-/p/texto/411169. Acesso em 25 de nov. de 2015.

Sorrentino, M. & Santos, M. J. S. (Orgs.). (2001). Guia para o Uso da Terra Acreana com Sabedoria: Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre. Brasília: WWF-Brasil.

Souza, C. A. A. de. (2005). História do Acre: novos temas, uma nova abordagem. Rio Branco: Carlos Alberto Alves de Souza.

Yalom, I. D. (2006). Os desafios da terapia: reflexões para pacientes e terapeutas. Rio de Janeiro: Ediouro.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Artigos