ADULTIZAÇÃO DA INFÂNCIA PELA MÍDIA: UMA LEITURA SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

  • SANDRA MARIA MOREIRA DE MENEZES Centro de Capacitação em Gestalt-terapia - CCGT

Resumo

Este artigo se propõe a uma leitura conceitual sobre a infância, sob a perspectiva de que a mesma é uma categoria sociologia a partir da qual é possível compreender a relação estabelecida entre a criança e seu contexto sócio-cultural e, como tal, sofre transformações ao longo da história no que tange aos discursos e práticas em torno da criança e da infância. Ao fazer uso da literatura utilizada durante os estudos da Disciplina Infância e Sociedade, buscou-se fazer uma análise crítica do modo como a infância é vista na atualidade, como essa categoria social é utilizada pela mídia, especificamente a televisiva e como, paradoxalmente, os meios de comunicação, com suas ofertas de consumo de produtos e idéias, estão “adultizando” a infância.

Biografia do Autor

SANDRA MARIA MOREIRA DE MENEZES, Centro de Capacitação em Gestalt-terapia - CCGT

Bacharel em Psicologia (2004) e Psicólogo (2006), ambos pela Unama, Especialista em Psicologia Clínica – (2009 – em curso) pelo Centro de Capacitação em Gestalt Terapia – CCGT. Atua em consultório particular há 08 (oito anos), membro do corpo docente e de supervisores clínicos do CCGT.

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Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Artigos