https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/issue/feed NAWA 2017-12-21T14:40:51-05:00 Pro-reitoria de extensão e cultura revistanawaufac@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista NAWA está ligada a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre (Proex/Ufac) . Busca-se a publicação de resultados de projetos de extensão desenvolvidos na Ufac, nas demais universidades brasileiras e países fronteiriços, como meio de promover a troca de saberes e o debate democrático sobre educação, arte e cultura na Amazônia e em todo território nacional. Tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão. Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar relacionados a extensão, arte e cultura.</p> <p>A revista publica artigos científicos e entrevistas de mestres e doutores, relacionados a extensão, arte e cultura. </p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <p> ISSN <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2527-1164#"><strong>2527-1164</strong></a></p> https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1281 AGROTÓXICOS E SEUS EFEITOS NA SAÚDE DOS BRASILEIROS 2017-12-21T14:40:51-05:00 Reíse Carvalho Almeida carvalhoreise@gmail.com <p><em> </em>Brasil, país caracterizado pela produção agrícola, tem investido muito no consumo e no uso de agrotóxicos, com a finalidade de controlar pragas, doenças e aumentar a produtividade. Porém, vem apresentando dados de contaminação na população brasileira que indicam uma alta gravidade da situação do ponto de vista da saúde pública. Neste artigo será abordado alguns malefícios, os efeitos colaterais e as doenças relacionadas que podem ser originadas pelo contato direto, indireto ou pela exposição do produto destinado a população.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1299 INSTITUIÇÕES DE ENSINO E SEU PAPEL NA INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS 2017-12-21T14:40:51-05:00 Francisco das Chagas de Sousa sousafrancisco@rocketmail.com O Estado Brasileiro, por meio da Constituição Federal, assegura a todos indivíduos o direito de exercerem plenamente sua cidadania. Isso significa que, independente de cor, raça, credo, ou limitações físicas ou de outra natureza, o indivíduo terá que ter condições para competir e concorrer com os demais. Mas para que isso aconteça, os mesmos devem ter seus direitos assegurados. Nota-se nos últimos anos, aumento no número de matrículas de pessoas portadoras de alguma deficiência física, em escolas da rede pública e instituições de ensino superior. Em qualquer instituição de ensino as bibliotecas representam o reflexo direto da importância e qualidade do ensino, portanto, deve ser um espaço democrático, em que todos tenham acesso. Entretanto esses espaços são geralmente verdadeiras barreiras às pessoas portadoras de necessidades físicas específicas. O presente trabalho objetivou por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva, avaliar a situação de acessibilidade de bibliotecas públicas e de sistemas de bliotecas de universidades. Para a pesquisa foram utilizados atigos científicos que abordaram trabalhos na Região Sul e Nordeste do País. A conclusão do trabalho mostrou que, com exceção de uma biblioteca, todas as outras não ofereciam as mínimas condições de acessibilidade para os portadores de alguma deficiência física. 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1482 PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2017-12-21T14:40:51-05:00 Karolyne Borges de Melo deborabraide@hotmail.com <p>Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que teve como foco principal identificar como o problema, as questões, o objeto e a metodologia têm sido construídos pelos pesquisadores da área de Educação. Para tanto, foram selecionados 16(dezesseis) artigos publicados no site da Anped – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, publicados no Grupo de trabalho 5, cuja temática geral é referente à Educação e Políticas Públicas. Os artigos foram selecionados dentro das seguintes áreas: Financiamento, Políticas Públicas e Gestão. Sobre financiamento da educação, os artigos abordam como temática o destino dos recursos para a educação, oriundos das esferas federal, estadual e municipal. Na área de Políticas Públicas, as pesquisas tratam de variados temas referentes a políticas públicas, dentre os quais a política de <em>acountability</em> e suas repercussões em municípios catarinenses, as políticas de descentralização, participação e autonomia da educação básica dos estados de São Paulo e Paraná, as políticas para o ensino médio e profissionalizante, fazendo uma análise das reformas a partir dos anos de 1990, além da política de educação à distância, buscando compreender suas concepções, especialmente o Pró formação e o Pró gestão, assim como o papel do Poder Legislativo na formulação de Políticas Educacionais. Na área de Gestão, embora os artigos tratassem de algumas temáticas específicas, como avaliação, projetos ou práticas escolares, os trabalhos tinham como objetivo principal analisar se o modelo de gestão democrático propagado se efetiva na prática em cada um dos sistemas pesquisados. O estudo se mostrou relevante à medida que possibilitou verificar como os pesquisadores na área de educação têm tratado os componentes da pesquisa científica, em especial, objeto, problema, questões e metodologia, na construção de seus artigos científicos, bem como, a importância desses componentes para a compreensão das temáticas e do objeto analisado.</p><p> </p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1365 MITOS ANTIGOS E MODENOS COMO RECURSO DIDÁTICO 2017-12-21T14:40:51-05:00 Julia Lobato Pinto de Moura lobato.julia@gmail.com <p>Este artigo visa apresentar as reflexões e os resultados do projeto de extensão intitulado “Etnogeografias e Histórias dos Antigos: contadores nas escolas”, desenvolvido de junho a novembro de 2016. O projeto objetivou experimentar caminhos para aplicação da Lei nº 11645/08 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, mas ainda é um desafio, ficando muitas vezes restrito ações esporádicas. Interessa-nos propor um olhar sobre o ensino de Ciências Humanas a partir de uma perspectiva intercultural, que atente para a ideia de produção do conhecimento para além do eurocentrismo e do cientificismo. As etnogeografias, a ecologia de saberes e a perspectiva dos Estudos Culturais, com base nas proposições de Claval, Santos, Hall e Williams, constituem o referencial teórico. O projeto de extensão esteve articulado a uma pesquisa bibliográfica e documental para elaborar e levar as escolas um plano de aula na área de Geografia e História sobre formação do povo e do território brasileiro. Utilizando narrativas de tradição oral da cultura afro-brasileira e indígena, e tratando da desmitificação de personagens históricos, buscamos promover um diálogo intercultural e crítico sobre o tema com alunos do terceiro ano do Ensino Médio.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1419 “DEAR WHITE PEOPLE” 2017-12-21T14:40:51-05:00 Flávia Rodrigues Lima da Rocha flavia_rocha80@hotmail.com <p>O presente estudo é fruto do projeto de extensão “Em favor da aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica”, da Universidade Federal do Acre – UFAC, que está em sua terceira edição neste ano, cujo objetivo é promover a aplicabilidade da referida lei, buscando romper com preconceitos e discriminações relacionados à cor/raça negra no âmbito escolar. A lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, inclui no currículo escolar e obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. Porém, apesar da obrigatoriedade, muitas instituições e professores desconhecem esta legislação, ainda mais quando se trata de instituições privadas cuja maioria de alunos são brancos. O trabalho aqui apresentado foi realizado numa instituição de ensino privada, com turmas do Ensino Médio, cujo tema foi “Educação das relações étnico-raciais do Brasil”, para isso utilizamos como referencial teórico Kabengele Munanga (2005) e Nilma Lino Gomes (2005), bem como dados estatísticos sobre a população negra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2011), que nos mostra que, uma vez comparada com a população branca, a população negra (pretos e pardos) vive em desigualdade, e a cor da pele negra ainda é correlacionada à aspectos negativos em nossa sociedade. Além de expor dados estatísticos, foi feito uma contextualização histórica para mostrar como e porque ainda existe racimo em nosso país, abordamos os conceitos de raça, etnia, preconceito, discriminação, racismo e foi definido o que é injúria racial e racismo segundo nosso código penal, mostrando alguns casos famosos. Ademais, foi feito um debate sobre as cotas raciais nas universidades. Foi mostrado como no Brasil escravista a população negra sofreu e continua sofrendo até hoje, bem como sua exclusão, sobretudo no sistema escolar, daí a necessidade de políticas afirmativas para este grupo como forma de reparação devido ao histórico da escravidão que ainda afeta negativamente a vida, a trajetória e a inserção social dos descendentes africanos em nosso país. Portanto, obtivemos como resultados desta ação, o contato do alunado - em sua maioria branca - com temas de enfrentamento ao racismo. Instigando-os a repensar as relações étnico-raciais através da valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, incentivando assim a igualdade racial na escola.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1352 LIXO ORGÂNICO 2017-12-21T14:40:51-05:00 Antonio Henrique de Castro Magalhes henrique-magalhaes@gmail.com <p>O desperdício de alimentos gera resíduos alimentícios, o lixo orgânico pode causar grande impacto na sociedade e ao meio ambiente compondo-se de sobras de alimentos, como cascas, polpas, cartilagens, folhas, talos dentre outros, é necessário amenizar estes impactos ao ecossistema podendo ser aplicado dois métodos alternativos como o de compostagem, e aplicação de receitas nutritivas que é de grande benefício a população e ambiência. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo discutir alternativas para reduzir o lixo orgânico através do aproveitamento da fração dos resíduos alimentícios para produção de compostagem e a elaboração de novos produtos.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1343 IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 2017-12-21T14:40:51-05:00 Paula Betânia Lage paulalage95@gmail.com <p>O presente estudo discute os impactos gerados no meio ambiente pela produção de alimentos em geral, correlacionando, estes prejuízos causados ao meio ambiente com as atividades do homem na agricultura. Ações como: poluição dos afluentes, poluição dos solos com aditivos químicos que causam a perda da fertilidade dos solos e diminuição da biodiversidade, tem alterado todo o ecossistema. Dentro deste conceito, a principal atividade que tem causado grandes prejuízos ao meio ambiente é o ato de se alimentar, por gerar produção demasiada de alimentos e promover impactos ambientais. Portanto, o objetivo do artigo é mostrar que a produção agrícola vertiginosa gera ao meio ambiente e a sociedade prejuízos pelo descaso com a natureza. Contudo é preciso que haja uma produção de alimentos com menos impactos possíveis, respeitando os limites planetários da natureza.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1408 A ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA E OS BENEFÍCIOS NA TOMADA DE DECISÃO 2017-12-21T14:40:51-05:00 Amanda de Almeida Toledo amandaat.3@hotmail.com Antonio Carlos Estender estender@uol.com.br <p>Esta pesquisa se propõe a compreender as percepções dos <em>stakeholders</em> sobre<strong> </strong>administração holística para a aplicação prática e os benefícios na tomada de decisão, visa também solucionar problemas específicos, no caso, como a administração holística beneficia as comunicações entre os departamentos, por que ela solucionaria o problema e quais são as características desse procedimento? Com a administração holística implantada na empresa, a relação e comunicação entre os setores tende a melhorar. Tem como objetivo averiguar quais são os melhores metodos para solucionar os problemas de comunicação na empresa do ramo de manutenção industrial. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso único, em uma empresa do setor industrial, onde foram realizadas 20 entrevistas de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados efetuada por meio de questionários destinados aos stakeholders. Observou-se que os principais resultados foram o quanto as pessoas precisam de alguém que intervenha nos processos da empresa, sendo assim um responsável com uma visão ampla do negócio. Diante do exposto as implicações mais relevantes foram as necessidades da empresa em cumprir os processos e normas, entretanto precisam de um direcionamento através da administração holística.</p> 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1538 AS PEQUENAS COMUNIDADES AMAZÔNICAS COMO NOVOS DESTINOS TURÍSTICOS 2017-12-21T14:40:51-05:00 Fabiana Nogueira Chaves fabiananchaves@gmail.com O presente trabalho desenvolve uma análise sobre o aumento das atividades turísticas nos últimos anos e sobre como os motivos ligados aos incentivos a esta atividade econômica fizeram com que as pequenas comunidades amazônicas e suas culturas populares se tornassem novos destinos turísticos. Para isso desenvolve-se uma análise de dois tipos de turismo: o turismo emancipador, que busca gerar renda e fortalecer os laços identitários das comunidades tradicionais e o turismo predatório, que, incentivado pelos meios de comunicação de massa, deforma a identidade sociocultural das populações, produzindo um turismo que visa somente o lucro. O artigo procura discorrer sobre os processos de enculturação promovidos pela mídia, bem como sobre as possibilidades frente a estes processos. 2017-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1540 FEMINISMO E PAPO DE IGUAL PARA IGUAL 2017-12-21T14:40:51-05:00 Bleno Caleb de Paula blenocaleb@yahoo.com.br Larissa Costa Silva costasilvalarissa@gmail.com <p>Quase década de 20 do século 21 e o objetivo do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) é a igualdade entre homens e mulheres. Entre tantos outros aspectos em comparação com os homens, as mulheres ainda enfrentam muitas desigualdades no acesso ao ensino e ao mercado de trabalho. Um dos motivos? Elas gastam mais tempo que os homens em tarefas domésticas. Dados da ONU de 2015 revelam que, no Brasil, para cada 100 mulheres, são 96,7 homens. Feminismo, portanto, não é assunto de minoria, é papo de igual para igual. E igualdade é o horizonte desse debate que permeia todas as esferas da sociedade, do ensino ao mercado de trabalho, da sexualidade à violência sexual. </p> 2017-12-19T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA https://periodicos.ufac.br/index.php/nawa/article/view/1550 APRESENTAÇÃO 2017-12-21T14:40:51-05:00 Carlos Paula de Moraes profcar@bol.com.br 2017-12-21T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2017 NAWA