Revisitando o Currículo de História do Acre da Educação Básica através da História Oral

Autores

  • Flávia Rodrigues Lima da Rocha Universidade Federal do Acre-Ufac

Palavras-chave:

História. Oralidade. Educação Básica.

Resumo

O presente projeto, Revisitando o currículo de História do Acre da Educação Básica através da história oral, visou dar uma nova abordagem metodológica para o Ensino de História do Acre na Educação Básica, Ensinos Fundamental (2º segmento) e Médio. Uma vez que ainda são reduzidos os nossos limites de ensino de nossa história, visto a pouca disponibilidade de materiais didáticos. Por isso, durante o desenvolvimento deste trabalho pretendeu-se identificar os conteúdos de história do Acre contidos no Currículo de História e redimensioná-los para o ensino através de fontes orais sobre tais assuntos/conteúdos. Para a realização da pesquisa selecionamos duas escolas, (ambas de Ensino Fundamental), onde a cada bimestre houve um planejamento coletivo para os temas de interesse, entre os profissionais da escola (professores e coordenação pedagógica) e nossa equipe de trabalho a fim de planejarmos como inserir a história oral no ensino de história do Acre, pois além do conteúdo já encontrado no livro didático, disponível no Estado, utilizamos entrevistas com os sujeitos que atuaram em nossa história, referente ao tema em estudo, onde os alunos das escolas tiveram a oportunidade de analisá-las. Sendo que, durante o desenvolvimento deste trabalho também aconteceram oficinas destinadas a capacitar os bolsistas, bem como os envolvidos com o projeto e interessados na temática. Buscou-se enfim, com este trabalho, ampliar o conhecimento, bem como as possibilidades de obtê-lo no âmbito do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre-Ufac

Professora de História da Universidade Federal do Acre, com licenciatura em História (2005) e mestrado em Letras (2011), ambos pela Universidade Federal do Acre.

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

BARRENECHEA, Miguel Angel (org.). As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008.

BERTÉ, Isabela Lisboa. Os usos da memória no ensino de História o aluno atuando como historiador a partir da história oral. Aedos. vol. 4. n. 11. Setembro, 2012.

BITTERCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004 (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental).

BORGES, Jorge Luis. “Funes, o memorioso”, pp. 53-57. In: Ficções. São Paulo: Globo, 1999.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 1987.

BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Editora da FGV, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BURKE, Peter (org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. – (Biblioteca básica).

CASTRO, Amélia Americano Domingues de. Princípios do método no ensino da História. Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, São Paulo, n. 138, 1952.

CASTRO, Amélia Domingues de. Alguns problemas no ensino da história. Revista de História, São Paulo, n. 24, v. 11, p. 257-266, out./dez. 1955.

CESARINO JÚNIOR, A. F. Como ensinamos história. Revista de Educação, São Paulo, v. 13 e 14, p. 52-60, mar./jun. 1936.

D´ÁVILA, Antonio. O ensino da história. In: Práticas escolares (De acordo com o programa de Prática e Ensino do curso Normal e com a orientação do ensino primário). São Paulo; Saraiva, 1940. p. 325-348

FERREIRA, M.M; FERNANDES, T.M. & ALBERTI, V. (orgs) História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz e Fundação Getúlio Vargas, 2000.

FREITAS, Itamar. História oral: entre método, técnica e recurso didático para o ensino de história (1887/2004). Comunicação apresentada no Espaço de Diálogo “História oral e ensino de história”, dentro da programação do VI Encontro de História Oral do Nordeste – Culturas, Memórias e Nordestes”, realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA, de 2 a 5 de maio de 2007.

GARNICA, A. V. M. O escrito e o oral: uma discussão inicial sobre os métodos da História. Ciência & Educação (Bauru – São Paulo), 1998, 5(1), 27-35.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. São Paulo: Aeroplano Editora, 2000.

LAVERDI, Robson. [et al] (org.) . História oral, desigualdades e diferenças. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Edunicamp, 2013.

MATOS, H e RIOS, Ana Lugão. Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MATOS, Júlia Vieira. História oral como fonte: problemas e métodos. Hitoriae. v. 2, n. 1, 2011.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

MONTENEGRO, A.T. História Oral e Memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 1992.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares, In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2. nº 3, 1989. p. 3-15.

PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos: Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais: Rio de Janeiro, Vol. 1 Nº 2, 1996, P. 59-72.

PRAXEDES, V.L.; TEIXEIRA, I. A. C. (orgs). Memórias e percursos de professores negros e negras da UFMG. Belo Horizonte: Autêntica,

SANTHIAGO, Ricardo. História Oral na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (Coleção Práticas Docentes)

SARLO, Beatriz. Tempo passado: a cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

SMITH, Richard Cándida. Circuitos de subjetividade: História oral, o acervo e as artes/[tradução Fernando Cássio e Ricardo Santhiago]. -- São Paulo: Letra e Voz, 2012. -- (Coleção Ideias)

SOUZA, Carlos Alberto de. História do Acre: novos temas, nova abordagem. Rio Branco: Editor Carlos Alberto Alves de Souza, 2002. 212 p.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VISCARDI, C.M.R & DELGADO, L. N. História Oral: Teoria, Educação e Sociedade. Juiz de Fora: Ed.UFJF, 2006.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Educação