Negros e negras na Amazônia acreana
do silêncio fundador às temáticas de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.13.1-3Palavras-chave:
Revisão bibliográfica, Negras e negros, Amazônia acreana.Resumo
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica de temáticas étnico-raciais negras na Amazônia acreana, a partir da releitura do silêncio fundador analisado por Orlandi (2007) com foco nas novas temáticas de pesquisas construídas nas primeiras duas décadas do século XXI na Ufac e outras fontes de produções epistemológicas. O objetivo central foi mapear e identificar as bibliografias produzidas na Amazônia acreana, com temáticas étnico-raciais negras, a partir de uma releitura da invisibilização e do silenciamento ocorrido desde as primeiras produções sobre a formação historiográfica do Acre, até as recentes temáticas de pesquisas empreendidas nas duas últimas décadas (2004 a 2024). O norteamento teórico foi aportado em Benjamin (2012) e Arroyo (2014), o primeiro por evocar a relevância das narrativas e o segundo por compreender que os espaços ocupados por outros sujeitos, forjam a necessidade da construção de outras pedagogias que se ajustem às vivências e experiências diferenciadas das comunidades indígenas, negras, imigrantes, entre outros. O levantamento bibliográfico foi registrado parcialmente em ordem cronológica com ênfase nas produções de campo sobre as transformações ocorridas com essas comunidades. Os resultados apontam para uma tendência de ampliação das produções bibliográficas com temáticas étnico-raciais negras a partir do funcionamento de novos cursos de pós-graduação tanto na Ufac, quanto em outras Ifes que dialogam com as novas produções de pesquisas que foram silenciadas e invisibilizadas na geo-historiografia colonizadora das elites dominantes.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Â. M. B.de. Trajetórias de negros e negras no Estado do Acre: das metamorfoses socioespaciais às lutas contemporâneas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Rio Branco, 2022. Disponível em: https://posgeoufac.com/wp-content/uploads/2023/07/angela-maria-bastos-de-albuquerque.pdf acesso em 01 de maio de 2024.
ALMEIDA, Débora. Matias: Linguagem e Teatro Popular do Acre. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Rio Branco, AC: 2019.
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Obras Escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BRASIL, Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, 2003. Acesso em: 6 maio de 2024. Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>
BRASIL, Lei 12.711/2012 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Acesso em: 09 abr. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>
COLOMBO, Nayra Claudinne Guedes Menezes. Corpos negros x falas brancas: as representações do negro na literatura de expressão Amazônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2009.
COSTA, Craveiro. A Conquista do deserto ocidental: subsídios para a história do território do Acre. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940. Disponível em: <https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/275/1/191%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf > acesso em: 14 fev. 2021.
CUNHA, Écio Rogério da. Etnomusicologia de JB Costa: um sambista negro da Amazônia acreana. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-graduação em Letras, Linguagem e Identidade, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2012.
FERNANDES, Jorge. Negros na Amazônia acreana. Rio Branco: Edufac, 2012.
FERNANDES, Jorge. Da trajetória escolar ao sucesso profissional: narrativas de professoras e professores negros”. Curitiba: Appris. 2017.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
GOMES, Lisânia Ghisi. Representações no jornal Página 20: um estudo sobre mulheres negras na Coluna Cultura 20 (Acre 1996/1999). Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade/Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2020.
LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Clacso, 2005.
LIMA, Lúcia Maria Ribeiro de. A proteção às vítimas do crime de injúria racial no Tribunal de Justiça do Acre. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pós- Graduação em Direito, Universidade Federal de Brasília – UnB, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/31230> acesso em: 23 out. 2020.
MARTINS, Isis do Mar Marques. Por uma geografia das migrações: estratégias de mobilidade e permanência em migrantes haitianos. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra capital, 2019.
MARTINS, Wálisson Clister Lima. A educação das relações étnico-raciais nos projetos pedagógicos curriculares do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, 2021. (Dissertação) Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, 2022, 145 pp. Disponível em: http://www2.ufac.br/ppge/banco-de-dissertacoes/dissertacoes-2021/fabio-de-farias-soares.pdf acesso em: 30 de abril de 2024
MENDONÇA, Fernanda Cougo; NASCIMENTO, Luiz Mendes. O Orador do Mestre Raimundo Irineu Serra: diálogos, memórias e artes verbais. 1. ed., Rio Branco: Nepan Editora, 2019.
MENDONÇA, Fernanda Cougo. Memórias e artes verbais de Luiz Mendes do Nascimento: o orador do Mestre Irineu. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade/Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.
OLIVEIRA, Océlio Lima de. A terminologia do candomblé em Rio Branco-Acre. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de São José do Rio Preto, 2020.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: editora da Unicamp, 2007.
PAULO NETTO, José Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
RANCY, Cleusa Maria Damo. Raízes do Acre. (1870-1912). Acre: Falangola, 1986.
ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Inaudíveis e invisíveis: representações de negros na historiografia acreana. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade/Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2011.
ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Práticas pedagógicas em educação das relações étnicoraciais em escolas do estado do Acre. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, 2022.
PEREIRA, Maycon David de Souza. O movimento negro educador e a formação continuada de professoras/es da educação básica no estado do Acre: multiplicados somos mais fortes. Dissertação (Mestrado) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal De Mato Grosso do Sul para a obtenção do título de Mestre em Educação. Três Lagoas, 2023.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Armstrong da Silva. Entre palavras proféticas e enunciações do corpo: história, silenciamentos e táticas de sobrevivência elaboradas em diásporas haitianas. (Tese) Doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, 2023, 337 pp. Disponível em: https://posletrasufac.com/dissertacoes Acesso em: 30 de abril de 2024.
SANTOS, Armstrong da Silva. Haitianos na Amazônia Sul-Ocidental: identidades e narrativas em trânsito. Rio Branco, 2014. 129f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Identidade) – Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Mestrado em Letras - Linguagem e Identidade, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2014.
SILVA, Jaine Araújo da, 1996 - “Aquela preta era eu”: Representações sobre mulheres negras em matérias dos sites ContilNet Notícias e G1 Acre. (Dissertação) Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, 2022, 223 p. Acesso em: 30 de abril de 2024. Disponível em: https://posletrasufac.com/dissertacoes/
SILVA, Italva Miranda da. Terreiros de Candomblé na Amazônia Acreana: Lutas e solidariedades na construção de territórios e identidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2009.
SILVA. Jessiane Gisele Barroso da. A política de cotas raciais na UFAC e sua materialização como política de acesso à educação superior.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019a.
SILVA, Sulamita. R. Da. Trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da UFAC/Campus Rio Branco. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019b.
SILVA. Jorge Fernandes da. Trajetórias escolares e profissionais de professores (as) negros (as) que atuam na educação básica na cidade de Rio Branco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.
SILVA. Silvio Simione da. Da geografia vivida à geografia estudada: para além das formalidades acadêmicas: contradições, conflitos e proposições. Revista GeoUECE - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 3, nº 5, p. 27-53, jul./dez. 2014. Disponível em <http://seer.uece.br/geouece> acesso em 13 jan. 2020.
SOARES, Fábio de Farias. A identidade étnico-racial negra no livro didático e as políticas-práticas curriculares cotidianas. (Dissertação) Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, 2022, 103 pp. Disponível em: http://www2.ufac.br/ppge/banco-de-dissertacoes/dissertacoes-2021/fabio-de-farias-soares.pdf acesso em: 30 de abril de 2024.
SOUZA, Carlos Alberto Alves de. História do Acre – novos temas novas abordagens. Rio Branco: ed. própria, 2002.
TEIXEIRA, Evandro Luzia. Vendedores ambulantes - “camelôs”: sujeitos, discursos e identidades no “centro” de Rio Branco. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade) - Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade/Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.
TEIXEIRA, Evandro Luzia. Narrativas e leituras de si: trajetórias de mulheres negras na Amazônia acreana. (Tese) Doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, 2023, 268 pp. Disponível em: https://posletrasufac.com/dissertacoes Acesso em: 30 de abril de 2024.
TOCANTINS, Leandro. Formação Histórica do Acre. Volume 1, Rio Branco: Governo do Estado do Acre, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ângela Maria Bastos de Albuquerque, Jorge Fernandes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.