CAMINHOS E DESAFIOS DE UM TERAPEUTA EM FORMAÇÃO NA GESTALT-TERAPIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Yan Macário Lima Jardim Universidade Federal do Acre
  • Rafael Auler de Almeida Prado Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Psicólogo em formação, Relato de experiência, Psicoterapia, Gestalt-terapia

Resumo

A prática clínica em Psicologia impõe desafios que transcendem o domínio teórico, exigindo do terapeuta em formação um enfrentamento de suas inseguranças e expectativas. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a experiência de atuação no contexto de um serviço-escola, a

partir da abordagem da Gestalt-terapia, refletindo sobre os desafios e aprendizados que emergiram no processo. Trata-se de um relato de experiência (RE), que buscou compreender o impacto da supervisão, da auto reflexão, da psicoterapia pessoal e do contato com o sofrimento da cliente na construção da formação profissional. Os principais desafios envolveram o manejo da expectativa de “salvador”, a necessidade de conformidade com o tempo e a autonomia da cliente e a importância de sua “conscientização” no atendimento. Os resultados indicam que a supervisão e a troca com colegas foram essenciais para a ressignificação da prática clínica, pois permitiram o reconhecimento da incerteza como parte do processo terapêutico. Conclui-se que a experiência em um serviço-escola, associada aos princípios da Gestalt-terapia, favorece a formação de uma postura profissional mais autêntica, ampliando a compreensão sobre o papel do terapeuta como facilitador do processo de mudança do cliente.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Lima Jardim, Y. M., & Auler de Almeida Prado, R. (2025). CAMINHOS E DESAFIOS DE UM TERAPEUTA EM FORMAÇÃO NA GESTALT-TERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Fenexis: Estudos Fenomenológicos Existenciais , 3(3), 51–71. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/fenexis/article/view/8837

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