POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumen
Atualmente, e historicamente, o campo brasileiro vem passando por conflitos e contradições sociais que são decorrentes do processo de crise estrutural do capital. A educação do campo situa-se nesse contexto diante do fechamento e nucleação de suas escolas; posto que o ensino de Geografia, dessa maneira, deve ser pensado e construído sob a pespectiva crítica dessa realidade. Nesse sentido, o objetivo central deste artigo é de evidenciar reflexões teóricas que discutem sobre a importância do ensino de Geografia crítico na luta pela educação do campo. Para tanto, pautamos metodologicamente em contribuições que nos reportam à temática principal desta análise por meio do debate realizado por Costa e Santos (2009), Pontusckha et al. (2009), Camacho (2011), Fernandes (2012), dentre outros autores. Diante das contradições estabelecidas socialmente no espaço agrário, o ensino de Geografia de âmbito crítico é seminal nas trincheiras da educação do campo, ao vincular os conhecimentos geográficos ao cotidiano dos estudantes camponeses, fazendo com que a relação de ensino e aprendizagem seja significativa a eles, e que os mesmos possam defender pela via da luta – junto aos demais camponeses – os seus espaços de reprodução social, dentre eles os de âmbito educacional, numa perspectiva emancipatória.
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