Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;">A Revista Arigó permite aos bolsistas do <strong>Grupo PET Geografia</strong> e discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre um canal para divulgação e publicação dos seus trabalhos acadêmicos, no âmbito da pesquisa, da extensão, do ensino e demais reflexões geográficas.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>ISSN: </strong>2675-0724&nbsp; |&nbsp; <strong>Ano de criação:&nbsp; </strong>Impressa em 2003 / Online em 2018 &nbsp; &nbsp;<strong>&nbsp; |&nbsp; Área do Conhecimento: </strong>Geografia <strong>Periodicidade:&nbsp;</strong>Semestral&nbsp;</p> pt-BR <p>Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.</p> pet.geografia@ufac.br (José Alves) bairral@hotmail.com (José Alves) sáb, 28 jan 2023 10:50:05 -0500 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3457 <p>Atualmente, e historicamente, o campo brasileiro vem passando por conflitos e contradições sociais que são decorrentes do processo de crise estrutural do capital. A educação do campo situa-se nesse contexto diante do fechamento e nucleação de suas escolas; posto que o ensino de Geografia, dessa maneira, deve ser pensado e construído sob a pespectiva crítica dessa realidade. Nesse sentido, o objetivo central deste artigo é de evidenciar reflexões teóricas que discutem sobre a importância do ensino de Geografia crítico na luta pela educação do campo. Para tanto, pautamos metodologicamente em contribuições que nos reportam à temática principal desta análise por meio do debate realizado por Costa e Santos (2009), Pontusckha et al. (2009), Camacho (2011), Fernandes (2012), dentre outros autores. Diante das contradições estabelecidas socialmente no espaço agrário, o ensino de Geografia de âmbito crítico é seminal nas trincheiras da educação do campo, ao vincular os conhecimentos geográficos ao cotidiano dos estudantes camponeses, fazendo com que a relação de ensino e aprendizagem seja significativa a eles, e que os mesmos possam defender pela via da luta – junto aos demais camponeses – os seus espaços de reprodução social, dentre eles os de âmbito educacional, numa perspectiva emancipatória.</p> Guilherme Matos de Oliveira, Sebastião Brito dos Santos, Viviane dos Santos Rodrigues Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3457 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DE ENSINO REGULAR TENDO COMO BASE A INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 NO ESTADO DO ACRE https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3560 <p>A partir da implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como uma política pública nos sistemas de ensino, fez-se necessário a atuação de um professor especializado dentro das escolas de ensino regular. Nesse contexto, se insere o presente estudo com o objetivo de analisar a existência de uma relação profissional entre o professor do AEE e o professor do ensino regular. Tendo como metodologia, pesquisa bibliográfica, documental, e de campo, fazendo a utilização dos seguintes textos: Pires (2006), Mendes (2010), Sanches (2005), Carvalho (2004), Acre (2018), Mantoan (2015), Góes (2007), dentre outros. Para além disto, também foram realizadas visitas à uma escola pública estadual, como forma de análise diante do objeto de pesquisa do referido artigo. Os resultados demonstram que não ocorre de fato uma articulação entre os referidos professores, sendo isto, perceptível diante da não elaboração conjunta dos planejamentos pedagógicos, a não existência de comunicação entre ambos, assim como o não conhecimento do professor do ensino regular sobre a existência da sala de AEE. Portanto, é possível afirmar que a não ocorrência desta relação, perpetua em dificuldades no processo de elaboração dos planejamentos pedagógicos, assim como para a aprendizagem do aluno, indo contraponto também diante do que estabelece a Instrução Normativa nº 001 de 03 de janeiro de 2018 no estado do Acre.</p> Ana Karolina Fernandes Mourão, Josemilton Soares de Lima, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3560 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 GAMEFICAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR EM UBERLÂNDIA - MG https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/4006 <p align="justify"><a name="_GoBack"></a> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente trabalho tem como centralidade compreender a dinâmica metodológica para ensinar geografia na escola por meio da didática </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">gameficada,</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> uma vez que o processo ensino-aprendizagem precisa ampliar sua capacidade de comunicação e narrativas para alcançar o cotidiano e a realidade escolar. Neste sentido, o presente artigo revela-se importante por apresentar uma proposta elaborada pelos estagiários da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, tendo como objetivo principal a edificação de uma pedagogia geográfica mais reflexiva, crítica e dinâmica a partir da temática globalização. A proposta foi executada tendo como crítica a globalização não como simples amontoado de questões econômicas, visto que essa temática foi apresentada como aproximação entre o sentido político e os grandes cenários de contradições. O jogo utilizado foi um bingo, chamado de Bingo Geográfico, com perguntas e respostas sobre a temática </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Globalizaç</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">ão, definida pela professora </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Kely Cristina dos Santos Lopes, Supervisor</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">a do estágio na Escola Municipal Profª Cecy Cardoso Porfírio. Esta foi uma proposta </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">lúdica de uso de </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">jogos como metodologia de ensino de Geografia </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">aplicada junto aos </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">alunos do 9º Ano; assim, o jogo mostrou-se uma atividade pedagógica válida por motivar estudantes.</span></span></span></p> João Batista Rodrigues Soares, Lucas de Sousa Giroldo, Tulio Barbosa Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/4006 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DINÂMICA DA SALA DE AULA https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3381 <p>O presente artigo vai abordar um breve histórico sobre a utilização do livro digital, dando visibilidade para o uso do livro digital do sistema positivo de ensino-SPE. Sendo assim, mostra as ferramentas necessárias para manuseio e aplicação no ensino aprendizagem e, por está inserido na concepção das novas tecnologias, é de suma importância conhecer de forma abrangente como se utiliza esse instrumento, desde sua instalação até a exploração dos comandos, todo esse aparato ligado a recursos metodológicos apontam grandes vantagens, para que prevaleça a qualidade e dinamize a sala de aula.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Livro digital. Ensino. Didática.</p> Luciana Nascimento de Lima Albuquerque, Francisco Raimundo Alves Neto Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3381 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 CARACTERIZAÇÃO DE UMA COMUNIDADE: SITUAÇÃO DO SERINGUAL CATUABA DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO (AC) https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3557 <p>Existe um déficit em análises da situação socioeconômica em relação as comunidades em geral pertencentes ao estado do Acre, isso se reflete ao se procurar dados sobre a comunidade rural Seringal Catuaba do município de Rio Branco (AC). O objetivo da pesquisa é compreender como a atual conjuntura de produção e sobrevivência foi adotada pelos moradores presentes na comunidade. Como metodologia foram quantificados os dados existentes em instituições como IBGE, ITERACRE e INCRA, pois são de fundamental importância, juntamente com a fala dos próprios moradores da comunidade por meio de entrevistas, além da análise em geral por meio de uma visita técnica; de modo a se entender como a comunidade é uma das maiores produtoras de goma no município de Rio Branco.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Comunidade rural, Catuaba, Produção/renda, Rio Branco (AC).</p> Isaias Durans, Dival vieira de Araújo neto, Juliana Santiago Souza, José Alves Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3557 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 ANÁLISE DOS ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS FLUVIAIS NO TRAJETO RIO BRANCO – AC / CRUZEIRO DO SUL – AC https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3570 <p>O presente trabalho tem como objetivo, transcrever e sistematizar os conhecimentos e conclusões obtidas em sala de aula e utilizadas na aula de campo da disciplina Geomorfologia Fluvial. Durante cinco dias em viagem percorrendo 8 municípios e cruzando de leste a noroeste o estado do Acre, a turma do sexto período do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC), participou de atividades utilizando os conhecimentos obtidos em sala de aula, para melhor visualizar e compreender diversos processos e aspectos geológicos do sistema fluvial, na elaboração das formas de relevo, visualizando também a gestão de recursos hídricos no âmbito das bacias hidrográficas. Visitando mais de dez rios das bacias dos rios Juruá e Purus, a excursão que saiu do campus UFAC em Rio Branco, se dirigiu até o campus UFAC em Cruzeiro do Sul em um percurso de mais de seiscentos quilômetros. Nesse contexto, compreende-se que a atividade de campo consiste no contato direto com o ambiente de estudo fora dos muros burocráticos da sala de aula, que permite ao professor o conhecimento de um instrumento pedagógico eficiente e bastante proveitoso na relação ensino- aprendizagem.</p> Alana Bezerra, Caio Ricardo de Melo , Ítalo Barros de Monte , Mariana Silva Souza, Lucas Fernandes Almeida Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3570 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 DIMENSÕES HISTÓRICAS, POLITICAS E SOCIAIS DAS CRISES ESTRUTURAIS DO ESTADO PLURINACIONAL DA BOLÍVIA https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3569 <p>O estado Plurinacional da Bolívia, ainda em 2019, compreende o desequilíbrio entre as classes políticas e as demandas sociais existentes. Este artigo busca investigar as diretrizes administrativas do Estado Plurinacional da Bolívia através da sintetização histórica das crises estruturais e conjunturais persistentes no país. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e monitoramento dos meios de comunicação para realizar a discussão proposta, sendo possível concluir que a construção e consolidação do Estado nacional permeia diversos processos de organização social contraditória, em muitas ocasiões apoiados em uma fundação política de condições agrárias de luta pela terra e vínculos de subalternidade socioculturais.</p> Fábio da Silva Lucio, Gabriel Brandão Xavier, Yuri Bader de Souza Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3569 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 ANÁLISE GEOGRÁFICA DA FRONTEIRA BRASIL/BOLIVIA: CASO DAS CIDADES GÊMEAS DE GUAJARÁ MIRIM - RONDÔNIA (BR) E GUAYARAMERÍN – BENI (BOL) https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3520 <p>O Presente artigo busca interpretar as relações das cidades-gêmeas de Guajará Mirim e Guayaramerín, situadas na fronteira Brasil-Bolívia, que estão entre umas das principais conurbações fronteiriças da América do Sul. O objetivo é identificar e analisar os elementos que promovem ou dificultam a relação socioespacial das mesmas. Esta pesquisa focou na organização e relações políticas internacionais em que as cidades estão inseridas. O levantamento bibliográfico e as observações in loco foram os procedimentos de pesquisa utilizados.</p> Dival Neto, Isaias de Souza Durans, Juliana Santiago Souza Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3520 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500 Editorial https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/6452 José Alves Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/6452 sáb, 28 jan 2023 00:00:00 -0500