ATIVIDADE FÍSICA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHO EDUCACIONAIS
The Actives
Resumo
Justificativa: As histórias em quadrinhos (HQs) vêm se destacando como ferramenta educacional em universidades. A atividade física (AF) é vital para saúde e rendimento escolar, no entanto, HQs sobre AF não têm sido explorados nesse ambiente. O trabalho propôs um método de elaboração de HQs educacionais com a indissociabilidade da tríade (ensino, pesquisa e extensão) em terceiro grau. Metodologia: Duas coletâneas de HQs foram elaboradas (The Actives). Na primeira selecionou-se os melhores HQs feitos por discente de medicina a partir de artigos apresentados em sala sobre AF e saúde. Na segunda, artigos sobre educação física (EF) e rendimento escolar em matemática e leitura e sobre HQs educacionais foram selecionados. Petianos do Programa de Educação Tutorial – EF da Universidade Federal do Acre foram capacitados, formando grupos que apresentaram os artigos com discussão coletiva. Após essa etapa, iniciou-se a elaboração das propostas de HQs seguindo 7 fases até a editoração e publicação. Resultados: Resultados promissores foram alcançados. Os petianos foram capacitados a elaborar HQs, a apresentar artigos, além de aprenderem sobre benefícios relacionados a EF. escolar. Conclusão: A elaboração de HQs a partir de artigos científicos integrando a tríade é um método promissor no ambiente educacional de terceiro grau.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.