MAPEAMENTO DOS ALUNOS INDÍGENAS DA UFAC:
critérios de ingresso dos alunos indígenas na pós-graduação.
Resumo
O presente resumo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento com objetivo de verificar políticas de reserva de vagas para indígenas em 13 mestrados ofertados pela Universidade Federal do Acre (UFAC), investigando como a UFAC realiza o sistema de ingresso de indígenas na pósgraduação, bem como discutir, problematizar, a partir dos dados, o debate a respeito da Lei nº 12.711/2012 e portaria nº13/2016/MEC. As indagações que conduzem a pesquisa são: como a pósgraduação da UFAC tem se comportado a respeito das políticas de ações afirmativas para os indígenas? Quais os critérios utilizados pelos programas de pós-graduação estão utilizando? Esses critérios respeitam à normativa do MEC? Esses critérios favorecem as ações afirmativas de ingresso para os estudantes indígenas? A UFAC incorporou uma Resolução interna em respeito à portaria
normativa do MEC? Através do uso de metodologias quantitativa e qualitativa, utilizou-se do recurso de pesquisa 13 editais de mestrado. Resultados parciais indicam que não há padronização de critérios para políticas afirmativas na pós-graduação/UFAC. Assim, faz-se necessário realizar, juntamente com a comunidade interessada, melhor formatação da política de ações afirmativas que seja equitativa, justa, em todos dos programas de pós-graduação da UFAC.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.