A PREPARAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA GALIBI-MARWORNO

Autores

  • Ilda Silva Pastana
  • Elissandra Barros da Silva

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e discutir a infância da criança Galibi-Marworno, principalmente em relação à prática de preparo do corpo da criança, realizada desde o nascimento do bebê e que perdura ao longo da primeira infância. O preparo do corpo é uma prática antiga e importante realizada pelo meu povo Galibi-Marworno, que vive na Terra Indígena Uaçá, no  município de Oiapoque, no Amapá. As informações que discuto neste estudo acerca da preparação do corpo das crianças galibi-marworno foram obtidas com minhas pesquisas, principalmente realizadas com a anciã Maria Gimica Charles,  reconhecida entre meu povo como uma especialista no processo de preparo do corpo da criança, o que inclui, entre outros conhecimentos, o preparo do estômago infantil para receber alimentos e não comprometer a saúde da criança; e o preparo do corpo para o desenvolvimento motor infantil, o que contribui para a criança andar com mais facilidade, a partir dos nove meses de idade. Além das entrevistas, conversas e do acompanhamento que fiz do trabalho de dona Maria Gimica também realizei uma pesquisa bibliográfica afim de encontrar outros povos indígenas que, como o meu, têm a prática de fabricação do corpo da criança. Nosso processo de cuidado do corpo aproxima-se, em certa medida, daquele observado entre os Xacriabá, povo para o qual “o processo de gestação da criança, os cuidados e aprendizagens que envolvem a fabricação do corpo integram um processo mais amplo que é acompanhado pelas parteiras”. Dentro da cultura dos Galibi-Marworno o trabalho das parteiras também é de transmissão dos conhecimentos próprios para o preparo do corpo das crianças, o que tem início com os cuidados direcionados à mãe, ainda durante a gravidez. Pretendo ampliar e aprofundar os estudos que venho desenvolvendo em relação ao tema, pois considero de suma importância o registro e a valorização de nossas práticas de preparação do corpo infantil.
Fortalecer e valorizar essas práticas é reconhecer a sabedoria dos nossos ancestrais e seus conhecimentos em relação aos cuidados do corpo e as práticas de vida saudáveis.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Pastana, I. S. ., & Silva, E. B. da . (2021). A PREPARAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA GALIBI-MARWORNO. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5410