UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DE ENSINO REGULAR TENDO COMO BASE A INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 NO ESTADO DO ACRE
Resumo
A partir da implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como uma política pública nos sistemas de ensino, fez-se necessário a atuação de um professor especializado dentro das escolas de ensino regular. Nesse contexto, se insere o presente estudo com o objetivo de analisar a existência de uma relação profissional entre o professor do AEE e o professor do ensino regular. Tendo como metodologia, pesquisa bibliográfica, documental, e de campo, fazendo a utilização dos seguintes textos: Pires (2006), Mendes (2010), Sanches (2005), Carvalho (2004), Acre (2018), Mantoan (2015), Góes (2007), dentre outros. Para além disto, também foram realizadas visitas à uma escola pública estadual, como forma de análise diante do objeto de pesquisa do referido artigo. Os resultados demonstram que não ocorre de fato uma articulação entre os referidos professores, sendo isto, perceptível diante da não elaboração conjunta dos planejamentos pedagógicos, a não existência de comunicação entre ambos, assim como o não conhecimento do professor do ensino regular sobre a existência da sala de AEE. Portanto, é possível afirmar que a não ocorrência desta relação, perpetua em dificuldades no processo de elaboração dos planejamentos pedagógicos, assim como para a aprendizagem do aluno, indo contraponto também diante do que estabelece a Instrução Normativa nº 001 de 03 de janeiro de 2018 no estado do Acre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.