POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Sebastião Brito dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Viviane dos Santos Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Atualmente, e historicamente, o campo brasileiro vem passando por conflitos e contradições sociais que são decorrentes do processo de crise estrutural do capital. A educação do campo situa-se nesse contexto diante do fechamento e nucleação de suas escolas; posto que o ensino de Geografia, dessa maneira, deve ser pensado e construído sob a pespectiva crítica dessa realidade. Nesse sentido, o objetivo central deste artigo é de evidenciar reflexões teóricas que discutem sobre a importância do ensino de Geografia crítico na luta pela educação do campo. Para tanto, pautamos metodologicamente em contribuições que nos reportam à temática principal desta análise por meio do debate realizado por Costa e Santos (2009), Pontusckha et al. (2009), Camacho (2011), Fernandes (2012), dentre outros autores. Diante das contradições estabelecidas socialmente no espaço agrário, o ensino de Geografia de âmbito crítico é seminal nas trincheiras da educação do campo, ao vincular os conhecimentos geográficos ao cotidiano dos estudantes camponeses, fazendo com que a relação de ensino e aprendizagem seja significativa a eles, e que os mesmos possam defender pela via da luta – junto aos demais camponeses – os seus espaços de reprodução social, dentre eles os de âmbito educacional, numa perspectiva emancipatória.

Biografia do Autor

Sebastião Brito dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Viviane dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Downloads

Publicado

2023-01-28

Como Citar

Guilherme Matos de Oliveira, Brito dos Santos, S., & dos Santos Rodrigues, V. . (2023). POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA CRÍTICO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 4(01). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3457