ENSINO DE MATEMÁTICA

Atenção aos alunos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFAC

  • Vitoria Henrylla Pinheiro Souza Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Keila Bezerra da Costa Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Sidney Carneiro de Lima Junior Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Talita Carneiro Matias Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

O curso de licenciatura em matemática da UFAC tem apresentado uma elevada taxa de retenção e evasão, que ocorre de forma mais acentuada durante os três primeiros períodos de início do curso. As turmas iniciam todos os anos com cinquenta alunos, todavia ao final do primeiro ano pode-se observar uma redução considerável na presença dos alunos em sala de aula, seja pelas desistências de parte desses alunos ou por que, de alguma forma, ficaram retidos com reprovações em disciplinas. Isso vai se avolumando na medida que se avança nos períodos subsequentes, contribuindo para uma redução considerável em relação ao número de concluintes, que fica em torno de quarenta por cento, segundo dados obtidos na Coordenação do Curso. Desta forma, após um processo de avaliação foi diagnosticado que um dos problemas a ser enfrentado está relacionado com o pouco, ou nenhum estimulo recebido pelo aluno no momento de sua vinculação ao curso. A retenção e evasão nas disciplinas dos primeiros períodos está relacionada também com a falta de motivação e de adequação do egresso no ambiente universitário, pois o mesmo tem que se adaptar rapidamente ao modelo de ensino diferente daquele do Ensino Médio. Ao nosso juízo, para esta adaptação ser bem sucedida parece ser necessário o auxílio de tutores, professores e veteranos, todavia nem sempre as turmas egressas no curso têm esse auxilio, e isto faz com que muitos acabem se desestimulando, pois, se trata de um curso considerado complexo. Em decorrência do pouco estimulo alguns alunos acabam desistindo do curso e uma parte dos que permanecem acabam por serem reprovados em um número elevado de disciplinas. Assim, com o objetivo de auxiliar os alunos egressos e poder contribuir com a redução das taxas de evasão e retenção, estamos executando um projeto   de extensão baseado em técnicas de mobilização e de informação, sobre aspectos da Matemática e da Formação de Professores de Matemática, tida como desafios para melhoria do ensino, seja na Universidade, seja na Educação Básica, lócus de atuação de futuros professores dessa importante disciplina. O projeto é baseado na intervenção direta dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET): Conexões de Saberes em Matemática através de formação de grupos de estudos nos quais será elencado as dificuldades em matemática do egresso. Essas dificuldades serão ponto de partida para a ajuda oferecida pelos petianos e petianas que também disponibilizarão, através de uma plataforma, uma relação de materiais curriculares presente na internet e um conjunto de software que poderão facilitar no processo de aprendizagem dos temas trados no Curso de Licenciatura em Matemática.   

Biografia do Autor

Keila Bezerra da Costa, Universidade Federal do Acre - UFAC

Petiana Bolsista do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática da UFAC

Publicado
2019-11-04
Como Citar
Vitoria Henrylla Pinheiro Souza, Keila Bezerra da Costa, Sidney Carneiro de Lima Junior, & Talita Carneiro Matias. (2019). ENSINO DE MATEMÁTICA. ARIGÓ - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 2(1), 16. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/2998