PET/CONEXÕES DE SABERES DE SABERES INDÍGENAS E SUAS INTERCONEXÕES ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO

Autores

  • Elisângela Aparecida Pereira de Melo Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína; Professora do Colegiado de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Gisèle Lima Karajá de Sousa Petiana Bolsista do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína; acadêmica do Curso de Tecnológico de Gestão em Turismo

Resumo

Este trabalho reflete as atividades planejadas e realizadas pelos petianos do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas, na perspectiva da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vista ao acesso e permanência dos estudantes indígenas no Ensino Superior, de modo a fomentar o diálogo educativo e formativo, em distintos espaços de vivências intranculturais – no contexto próprio de suas comunidades e de suas práticas sociais e culturais e interculturais – no contexto de outras comunidades indígenas e não indígenas – incluindo os espaços de aprendizagens da universidade, em nosso caso, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). São essas atividades que, vem propiciando a interação, a troca e a aquisição de conhecimentos entre os envolvidos, sendo essas propositivas investigativas, mediada pela seguinte questão: Em que termos as ações desse Grupo contribui para a permanência e a formação acadêmica-científica dos estudantes indígenas no Câmpus de Araguaína?

Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-27

Como Citar

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, & Gisèle Lima Karajá de Sousa. (2019). PET/CONEXÕES DE SABERES DE SABERES INDÍGENAS E SUAS INTERCONEXÕES ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 2(1), 27–28. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/2993