AMAZÔNIA:

para além da abordagem de última fronteira

Autores

  • Eliana Alves de Castro Universidade Federal do Acre
  • Gercinéia Alves da Silva Universidade Federal do Acre
  • Francisca da Silva Reis Universidade Federal do Acre
  • Ravela de Souza Marinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palavras-chave:

Amazônia. Megaprojetos. Fronteira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contextualizar a Amazônia visto de diferentes olhares, de acordo com cada governo e como as estratégias de ocupação da Amazônia se diversifica e ganha novos arranjos, é sobre essas diferentes formas de abordagem que vamos construir o conceito de fronteira amazônica e suas estratégias de ocupação e uso através da construção de megaprojetos para o desenvolvimento da região e consequentemente a inclusão do mesmo no cenário internacional.

Biografia do Autor

Ravela de Souza Marinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Geografia Licenciatura

Referências

ALVES, José. A revolta dos trabalhadores em Jirau (RO): Degradação do trabalho represada na produção de energia elétrica na Amazônia.2014.671f. Tese de doutorado em geografia: Universidade estadual paulista. Faculdade de ciências e tecnologia. Presidente Prudente,2014.

BECKER, Bertha K. Amazônia. 2. ed. São Paulo: Editora Ática – Série Princípios, 1991.

BECKER, B. K; MIRANDA, M; MACHADO, L.O. Fronteira Amazônica: Questões sobre o gestão do território. Rio de Janeiro: Editora Universidade de Brasília, 1990.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: a guerra na floresta. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A. 1992.

COSTA, Wanderley Messias de. O Estado e as Políticas territoriais no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. 2.ed. rever. Atual. São Paulo: contexto, 2009.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória tensões territoriais em curso. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2017.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

Eliana Alves de Castro, Gercinéia Alves da Silva, Francisca da Silva Reis, & Ravela de Souza Marinho. (2018). AMAZÔNIA: : para além da abordagem de última fronteira. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 1(01), 80–89. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/2058

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)