Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Vazantes de Artes Cênicas é uma publicação semestral do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre com a missão de difundir a produção científica dos graduandos em Artes Cênicas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigo um científico passa por uma avaliação criteriosa e paramétrica assinada por revisores especializados. Os avaliadores são graduados que tenham se formado nas área de artes cênicas.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Regimento da Revista Vazantes de Artes Cênicas

Regimento interno da Revista Vazantes

 

1. Da Identificação

Revista Vazantes (doravante denominada RV) é uma publicação semestral do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre com a missão de difundir a produção científica da Amazônia Legal, recebendo artigos de pesquisadores que tenham ligação com a região ou as temáticas abordadas.

2. Dos Objetivos

É objetivo da RV divulgar para a comunidade artística e acadêmica os trabalhos desenvolvidos em artes cênicas por graduandos na área. Sua finalidade é introduzir os acadêmicos ao universo das publicações científicas e escoar a produção crítica dos estudantes da área de artes cênicas. 

3. Das Características

A periodicidade da RV é semestral.

RV publica artigos inéditos, porém pode-se considerar a oportunidade de publicar artigos já publicados em outros países, desde que traduzidos para o português.

Cabe à Comissão Editorial deliberar a respeito da oportunidade de encomendar artigos para autores nacionais ou internacionais.

Revista Vazantes de Artes Cênicas aceita somente artigos de pesquisadores matriculados em cursos de pós-graduação ou que possuam título de mestre ou doutor.

Atualmente a Revista Vazantes de Artes Cênicas apresenta-se subdividida em cinco seções:

  • Editorial: Reservada aos editores e coordenadores da revista. Apresenta os trabalhos do número em questão e posiciona-se frente a eles.
  • Trabalhos de Conclusão de curso: é reservada a textos mais longos oriundos de finalização de cursos de artes cênicas;
  • Artigos: publicação de textos que apresentem uma metodologia e “resultados” claros, sempre em diálogo com o tema proposto, em busca de mapear o que está sendo produzido pela comunidade acadêmica sobre determinado assunto;
  • Forma Livre: que contempla ensaios de diversas linguagens em formatos variados como texto, fotografia, vídeo, música.

Somente a seção artigo e o editorial são obrigatoriamente publicados em todos os números. As demais são publicadas segundo a decisão da comissão editorial.

Todos os textos recebidos dentro das normas da revista serão avaliados, independentemente de sua autoria, pelo processo de parecer às cegas e exclusivamente de acordo com seu mérito acadêmico e adequação formal às normas editoriais em vigência.

 4. Da Comissão Editorial

RV será dirigida por uma Comissão Editorial mista composta por dois professores do colegiado do curso de Licenciatura em Artes Cênicas: teatro da UFAC e 8 alunos ligados ao curso.

Os Docentes que compõem a Comissão Editorial serão designados anualmente pelo Colegiado do Curso de Artes Cênicas em sua primeira reunião anual e serão os editores responsáveis pela publicação.

A escolha dos alunos que compõem o corpo editorial será sempre realizada no mês de dezembro e o edital de chamada para novos editores deve ser amplamente divulgado, publicado de forma que todos os alunos tenham acesso a ele. Após o recebimento das inscrições de voluntários para atuar nas editorias da revista, a Comissão Editorial avaliará e julgará os pedidos, disponibilizando os resultados posteriormente.

O mandato dos editores-alunos é de um ano e pode ser renovado de acordo com a decisão da Colegiado do curso de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro (que deverá discutir o assunto em sua primeira reunião anual) enquanto o aluno tiver matrícula ativa no PPGAC.

Os docentes escolhidos pelo Colegiado para atuar como editor da RV serão responsáveis determinar a pauta da revista e garantir o rigor científico da Revista. Cada editor-docente contará com quatro editores-alunos em sua seção. Estes atuarão como assistentes e assumirão as tarefas designadas pelo editor-docente, conforme a necessidade da RV, tendo em vista um processo de aprendizado editorial e científico acompanhado.

A Comissão editorial terá no mínimo três (3) reuniões presenciais ordinárias anuais nos meses de fevereiro, junho e outubro. As consultas e decisões também podem ser encaminhadas através de meios digitais.

 Atribuições da Comissão Editorial:

  • Definir o perfil da revista;
  • Estabelecer e divulgar as Normas de Publicação;
  • Acompanhar o processo de edição de cada número;
  • Emitir pareceres técnicos;
  • Indicar pareceristas externos;
  • Avaliar pareceres recebidos;
  • Decidir sobre a pertinência da publicação dos artigos aprovados;
  • Deliberar a respeito dos temas para os artigos;
  • Propor mudanças na revista e em seu regimento;
  • Propor estratégias de financiamento da revista;
  • Deliberar a respeito de casos omissos neste regimento.

 

Atribuições dos Editores Responsáveis:

  • Agir de forma a garantir o rigor científico da RV;
  • Zelar pela preservação da linha editorial da revista e de sua periodicidade;
  • Representar a RV junto a Universidade Federal do Acre e às agências financiadoras.
  • Convocar reuniões da Comissão Editorial;
  • Executar as decisões da Comissão Editorial;
  • Acompanhar o processo de publicação da revista em todos os seus níveis;
  • Cuidar para que o contato com a comunidade (e-mail e redes sociais) funcione sempre da melhor forma possível;

 

No exercício de suas funções, os membros da Comissão Editorial não poderão apresentar artigos em qualquer seção da RV.

 5. Dos Conselhos Editoriais

RV contará com um Conselho Editorial. O Conselho Editorial será composto por, no mínimo, dez membros e no máximo vinte, indicados a cada quatro anos pela Comissão Editorial. O Conselho Editorial será composto por professores e alunos de pós-graduação de universidades ou centros de pesquisa nacionais e estrangeiros.

O Conselho Editorial será composto a partir da aceitação formal, da parte de cada nome indicado, de um convite elaborado pela Comissão Editorial. Eventuais substituições na composição deste conselho poderão ser indicadas pela Comissão Editorial.

Atribuições do Conselho Editorial:

  • Emitir pareceres, quando solicitados pela Comissão Editorial;
  • Propor matérias de interesse da revista;
  • Opinar sobre a linha editorial da revista;
  • Atuar na direção de números.

 

6. Das Colaborações (artigos)

RV receberá colaborações de qualquer estudante matriculado em cursos de graduação em artes cênicas. Eventualmente poderá receber colaborações de graduandos de outros cursos que trabalhem em tangência ao tema do número. Os artigos devem se adequar à área de especialidade da RV e estar de acordo com as suas Normas Editoriais. Estudantes formados nos últimos seis meses da chamada também poderão publicar

Cada colaborador só poderá apresentar uma matéria por número.

Não será permitida a publicação de artigos de um mesmo autor em dois números consecutivos.

Eventualmente, poderá haver a colaboração de um diretor do número, interno ou externo ao corpo editorial da RV, convidado e nomeado por este, que será responsável por convidar pessoas para escrever na revista e trabalhar para que a chamada seja divulgada com a maior eficiência possível. O diretor do número acompanhará a produção da revista ajudando a criar coerência na edição.

 

7. Dos Avaliadores

Os textos enviados à RV deverão ser submetidos a dois avaliadores designados pela Comissão Editorial.

Os avaliadores poderão ser tanto membros da Comissão Editorial, quanto membros do Conselho Editorial, ou especialistas indicados pelo Comissão Editorial.

Todos os autores que submeterem suas contribuições à RV terão acesso ao parecer final. Em todos os casos será observado o princípio do sigilo dos nomes dos autores (para os pareceristas) e dos pareceristas (para os autores).

Baseado no Regimento da Revista Aspas (https://www.revistas.usp.br/aspas)