INTERVENÇÕES ANTRÓPICAS E CONTAMINAÇÃO HÍDRICA:

O CASO DO IGARAPÉ DA COMUNIDADE MARIA IZALTINA EM TABATINGA-AM

Autores

Palavras-chave:

Amazônia; Impactos Ambientais; Uso do Solo

Resumo

O uso constante dos recursos naturais, especialmente os não renováveis, decorre do acelerado processo de industrialização e globalização. A sociedade contemporânea adota um modo de produção e de intervenção ambiental cada vez mais insustentável, gerando elevada poluição e uso inadequado dos recursos naturais, o que resulta em intensas transformações ambientais e aumento de desastres naturais. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar o impacto ambiental decorrente da ação antrópica no igarapé da comunidade Maria Izaltina, localizada no município de Tabatinga-AM. A metodologia envolveu revisão bibliográfica sobre os conceitos de impacto ambiental e intervenção antrópica, registro fotográfico das condições atuais do igarapé e entrevistas com moradores locais. Os resultados indicaram alto índice de contaminação, devido à existência de um córrego com coloração escura e odor forte, semelhante ao de chorume, que transborda durante o período chuvoso, poluindo o igarapé. Conclui-se que a intervenção antrópica no igarapé da comunidade Maria Izaltina é um problema ambiental relevante e que deve ser discutido com a população de Tabatinga, a fim de promover conscientização e possíveis soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalina Davila Larrondo, Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO Universidade Federal de Rondônia.



Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

Disponível em: http://www.atelieeditorial.com.br (site da editora). Acesso em: 15 abr. 2025.

CAMPOS, H. F. Impacto ambiental: conceitos e metodologia de avaliação. São Paulo: Editora da Universidade, 1994.

Disponível em: https://www.editoraduniversidade.com.br (site ilustrativo). Acesso em: 15 abr. 2025.

CARLOS, A. F. A. A Geografia na cidade. São Paulo: Contexto, 2001.

Disponível em: https://www.contextoeditora.com.br (site da editora). Acesso em: 15 abr. 2025.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.

Disponível em: https://www.aticaeditores.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

ELIAS, D. Educação ambiental e cidadania: desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2001.

Disponível em: https://www.cortezeditora.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

FILHO, M. C.; SCHERER, C. F. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: o desafio das cidades. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

Disponível em: https://www.ufsc.br/editora Acesso em: 15 abr. 2025.

FILHO, M. C.; SCHERER, C. F. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: o desafio das cidades. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.

Disponível em: https://www.ufsc.br/editora Acesso em: 15 abr. 2025.

HELLER, L. Saneamento e saúde: uma abordagem socioambiental. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

Disponível em: https://www.ufmg.br Acesso em: 15 abr. 2025.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

Disponível em: https://www.vozes.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

MELO, C. R. Meio ambiente e cidadania: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Moderna, 2002.

Disponível em: https://www.modernaeditora.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

MOREIRA, I. M. Impactos ambientais: uma abordagem interdisciplinar. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

Disponível em: https://www.ufmg.br Acesso em: 15 abr. 2025.

RIBEIRO, W. C. Geografia política da água. São Paulo: Contexto, 2005.

Disponível em: https://www.contextoeditora.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

SANTOS, C. A. dos et al. Impactos ambientais em áreas urbanas: estudo de caso em igarapé da Amazônia. Belém: Universidade Federal do Pará, 2010.

Disponível em: http://www.ufpa.br Acesso em: 15 abr. 2025.

(Caso se trate de tese ou dissertação, acrescente entre colchetes a identificação, por exemplo: [Dissertação de Mestrado].)

SANTOS, Milton. A urbanização desigual: a história do pensamento geográfico no Brasil. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

Disponível em: https://www.hucitec.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Disponível em: https://www.hucitec.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

SIOLI, H. A Amazônia: fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais. Petrópolis: Vozes, 1995.

Disponível em: https://www.vozes.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

TAVEIRA, P. Infraestrutura e meio ambiente urbano: desafios das cidades brasileiras. Manaus: EDUA, 2010.

Disponível em: http://www.edua.org.br Acesso em: 15 abr. 2025.

TAVEIRA, Ricardo. Educação ambiental e sustentabilidade: práticas sociais e formação crítica. Curitiba: Appris, 2010.

Disponível em: https://www.appris.com.br Acesso em: 15 abr. 2025.

WAICHMAN, A.; BORGES, A. C. Igarapés urbanos e saberes locais: um olhar socioambiental na Amazônia. Manaus: INPA, 2003.

Disponível em: https://www.inpa.gov.br Acesso em: 15 abr. 2025.

LEGISLAÇÃO CONSULTADA

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 28 maio 2012.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Decreto nº 23.793, de 23 de janeiro de 1934. Código Florestal Brasileiro.

Disponível em: https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Disponível em: https://www.in.gov.br. Acesso em: 15 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2026-02-28

Como Citar

Larrondo, R. D., Teixeira, M. da S., & Leca, F. A. (2026). INTERVENÇÕES ANTRÓPICAS E CONTAMINAÇÃO HÍDRICA: : O CASO DO IGARAPÉ DA COMUNIDADE MARIA IZALTINA EM TABATINGA-AM. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/8703

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.