ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

Resumo

O estágio curricular supervisionado compreende em um conjunto de atividades que visam desenvolvem a prática profissional e inserir o estudante dentro do universo de trabalho em que está se formando. O presente artigo tem por objetivo elucidar a importância do estágio curricular como oportunidade de aprendizagem nos cursos de formação inicial de professores de Ciências Biológicas, abordando as dificuldades que são apresentadas dentro deste componente curricular, as oportunidades de aprendizagem que se fazem, a relação do estágio com a pesquisa em educação e traz recomendações para otimizar a prática do estágio. A organização de tal atividade, de forma planejada é imprescindível para que seja possível atingir os objetivos deste componente curricular, principalmente no estabelecimento de boas relações entre a universidade e a escola, preparo dos estagiários e sistematização dos processos. O engajamento dos envolvidos nesta atividade, associado também à um efetivo planejamento e organização das atividades, e o estímulo a investigação e pesquisa dentro deste momento da formação inicial dos professores pode trazer à tona o prazer pela docência, a compreensão dos variados aspectos da formação profissional e despertar o aluno para a atividade para a qual está se formando.

Biografia do Autor

André Ricardo Ghidini, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza Universidade Federal do Acre

Centro de Ciências Biológicas e da Natureza

Ensino de Ciências e Biologia

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

Ghidini, A. R. (2021). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 190–207. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2426

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas