A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS

Autores

  • Jaqueline Souza Chaves INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (IEAA/UFAM).
  • Renato Abreu Lima Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Resumo

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação as expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o estágio oferece oportunidade de aliar a teoria à prática visando fortalecer essa relação baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. De modo que, o estágio constitui-se em um importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo relatar a vivência ocorrida no Estágio Supervisionado de Ensino, realizado nas escolas públicas de Humaitá-Amazonas desenvolvido no curso de Licenciatura Dupla: Ciências – Biologia e Química, da Universidade Federal de Amazonas/Campus Vale do Rio Madeira. Ao concluir a regência nas escolas públicas, percebe-se que o redimensionamento do estágio tem levado ao enfrentamento de dificuldades como a resistência de alguns alunos-estagiários e professores-titulares das turmas em que se desenvolve o estágio, pois este tem a oportunidade de aprender com a prática docente.

Biografia do Autor

Jaqueline Souza Chaves, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (IEAA/UFAM).

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, IEAA/UFAM.

Renato Abreu Lima, Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Chaves, J. S., & Lima, R. A. (2019). A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2360

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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