https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/feed South American Journal of Basic Education, Technical and Technological 2024-04-27T22:34:39-05:00 Simone Delgado Tojal sajbett@ufac.br Open Journal Systems <p><strong>Foco e Escopo</strong></p> <p>South American Journal of Basic Education, Technical and Technological é um<strong> </strong>periódico científico quadrimestral, organizado por docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre e em colaboração com docentes de instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Tem por objetivo divulgar a produção acadêmica com <strong>foco no Ensino</strong> de Ciências exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Tecnologias. <strong>O escopo da revista consiste na divulgação das experiências resultantes de pesquisas na Área do Ensino.</strong> Veicula artigos inéditos, revisão ou traduzidos, relatos de caso e experiência, ensaios e comunicados breves.</p> <p>O público-alvo destina-se a professores, pesquisadores e estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Ensino Superior.</p> <p><strong>ISSN: 2446-4821 / QUALIS CAPES: A4 (2017/2020)</strong></p> https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4753 INGESTÃO DE MACRONUTRIENTES ANTES E APÓS O TREINAMENTO DE FORÇA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA 2021-02-18T22:00:51-05:00 Lygia Gomes da Fonseca Maciel lygia.gomes@hotmail.com João Paulus Lopes de Paula Moreira joaopaulol.fabiano@hotmail.com Gabriel de Oliveira Meireles gabriel.meireles@hotmail.com Thaysla Ferreira thaysla@hotmail.com Danilo Oliveira da Silva daniloroox@gmail.com Helio Fiesca Neto heliofiesca@hotmail.com Matheus Eremith de Carvalho matheuseremith96@gmail.com Anna Lúcia da Silva annalubarbirato@hotmail.com Oyatagan Levy Pimenta da Silva oyataganlevy@hotmail.com <p>A prática de atividade física regular e uma boa alimentação são uns dos principais componentes na prevenção do avanço de doenças crônicas, e contribui para o crescimento da qualidade de vida da população. O objetivo este estudo foi verificar as principais recomendações sobre a ingestão alimentar de macronutrientes para o exercício resistido. O estudo consiste em uma revisão bibliográfica de literatura, sistemática. As bases de dados utilizadas foram Scielo, BVS e Google Acadêmico, através dos descritores: treinamento de resistência, hipertrofia, dieta, nutrientes, carboidratos, proteínas e lipídeos. Recomenda-se uma dieta com 60% a 70% das calorias provenientes de carboidratos, ou de 6g a 10g de carboidratos por quilo de peso corporal ao dia; de 1,2g a 1,6g de proteínas por quilo de peso corporal por dia para os esportes de resistência, e de 1,6g a 1,7g de proteínas por quilo de peso corporal por dia para os exercícios de força. Quando o objetivo é maximizar a síntese proteica muscular, a ingestão diária de proteína deverá ser de 1,2 a 1,7g proteína/kg de peso corporal/dia, fontes alimentares ricas em leucina deverão ser privilegiadas, a proteína deverá ser ingerida em doses de 20 – 25g/refeição. A recomendação de gorduras para atletas é a mesma de indivíduos sedentários, ou seja, 1 g/kg/dia, com intervalo aceitável entre 20 e 35% do valor calórico total e distribuição de 10% de gorduras saturadas, 10% de poli-insaturadas e 10% de monoinsaturadas. Considerando todos os aspectos recomendados, as necessidades de ingestão de macronutrientes deve ser tratado de maneira</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/5603 CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO UTILIZANDO O GOOGLE DRIVE: um relato de experiência no contexto do ensino remoto 2021-09-01T21:20:20-05:00 FRANCISCO VIEIRA DOS SANTOS francisco_vyeyra@hotmail.com Juscileide Braga de Castro sajbett@ufac.br <p>Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência sobre o uso do Google Drive na criação de repositório digital aplicado à cadeira de Didática das Ciências e da Matemática, disciplina da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Para isso, tem-se um estudo descritivo, desenvolvido no semestre de 2021.1, no contexto do ensino remoto. A criação de um repositório digital utilizando o <em>Google Drive</em> mostrou-se uma ação importante, que vai de encontro à otimização dos estudos pelos discentes da disciplina, principalmente quando considerado o contexto da pandemia. Interessa-nos revelar que existe um trabalho árduo, a fim de manter o serviço, a postagem e o gerenciamento dos arquivos. Os usuários finais, ou seja, discentes, passaram a ter acesso à interface, com diretórios organizados e arquivos postados, tendo apenas o trabalho de consumir em qualquer horário e lugar, atendendo a exigência de acesso à internet.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/5620 OS DESAFIOS DIGITAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPO GRANDE - MS 2021-09-09T12:52:01-05:00 Adolmira da Cunha Pereira de Oliveira adolmira13@gmail.com Priscilla Basmage Lemos Drulis pribasmage@gmail.com Antonio Sales profesales@hotmail.com Luciana Paes de Andrade luciana.andrade@anhanguera.com Katia Alexandra de Godoi e Silva katia.a.silva@educadores.net.br <p>A presente pesquisa tem o objetivo de verificar o desenvolvimento tecnológico, bem como os desafios digitais, por meio da análise do projeto político pedagógico (PPP), do livro da proposta de implantação e implementação da escola pública de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande -MS. Utilizou-se como metodologia a pesquisa documental. Os dois documentos analisados visaram a promoção do ambiente virtual de aprendizagem, como componente e complemento das demais formas possíveis de educar, para cumprir o papel de enriquecer as condições de aprender e construir conhecimento próprio do estudante. Sendo assim, o uso de tecnologias, favorecida pela adesão da instituição ao Programa de Inovação de Educação Conectada (PIEC), dentro desta perspectiva, deverá explorar as particularidades e possibilidades de trocas quantitativas e qualitativas no ambiente virtual de aprendizagem, entre aluno e professor, aluno e aluno e aluno e ambiente.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2024 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4263 WEBSITE: ASPECTOS GERAIS DA ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES FÍSICOS 2020-08-13T06:09:32-05:00 MARIA FERNANDA PEREIRA ROCHA mariaferanda.ha@gmail.com ALDENI BARBOSA DA SILVA aldeni.silva@ifpb.edu.br ANDRÉ ATANÁSIO MARANHÃO ALMEIDA andre.almeida@ifpb.edu.br <p>Esse trabalho teve o objetivo de promover a divulgação de informações gerais sobre acessibilidade e contribuir com a conscientização das pessoas através da criação de um site. O estudo foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em Esperança-PB. Utilizou-se o WordPress, um <em>software </em>desenvolvido na linguagem de programação PHP com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL, que utiliza a linguagem SQL como interface. Além desse processo, se utilizou o brModelo, que funciona como um modelador inicial do que será feito no sistema, e o Lucidchart que é usado para permitir que os usuários colaborem no desenho, revisão e compartilhamento de gráficos e diagramas. Usou-se ainda uma plataforma chamada Hostinger, que serve como hospedagem para o WordPress. Constituiu-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, a partir de entrevista e aplicação de questionário. De acordo com os resultados obtidos com a aplicação do questionário, observou-se que 82,9 % dos alunos entrevistados acham que sua escola não é acessível, e 87,4% dos alunos entrevistados não acham que os ambientes físicos são acessíveis. 98,2% afirmam que às cidades de um modo geral não são acessíveis. 37,8% dos entrevistados não tinham ouvido falar sobre acessibilidade e inclusão social. 96,4% acreditam que um site pode sim auxiliar na divulgação sobre acessibilidade e inclusão social, e essas mesmas pessoas afirmaram também, que acessariam o site. Dessa forma, ficando visível o nível de aceitação dessa ideia. Com relação a avaliação do site, 94,6% dos alunos avaliaram o site como ótimo.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7552 O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2024-04-27T21:26:41-05:00 Rayla Beatriz da Silva Santos renatoal@ufam.edu.br Renato Abreu Lima renatoal@ufam.edu.br <p>A pandemia de COVID-19 trouxe grandes impactos ao sistema de ensino do Brasil e do mundo, na tentativa de conter a transmissão entre crianças, jovens e suas famílias as autoridades sanitárias impuseram medidas de isolamento, deu-se início a campanha “fique em casa”, suspendendo assim as aulas presenciais em todo território brasileiro. As aulas presenciais deram lugar ao ensino remoto emergencial mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com objetivo de analisar o uso das TDIC no período de ensino remoto emergencial, buscamos investigar através da revisão sistemática integrativa quais as principais estratégias metodológicas utilizadas pelos professores durante o período da pandemia de COVID-19 e as possíveis dificuldades enfrentadas por eles durante esse período. Diante dos resultados encontrados, observou-se poucos trabalhos relacionados a estratégias utilizadas pelos professores nesse período, podemos observar a predominância de estudos relacionados aos impactos e as dificuldades encontradas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial, podemos destacar também, a falta de formação dos professores para o uso das tecnologias, o aumento do tempo de trabalho, a fragilização da saúde emocional de professes e alunos, as desigualdades de acesso as tecnologias digitais e o pouco suporte do poder público. Dessa forma, a pandemia mostrou a necessidade de formação da comunidade escolar como um todo e a necessidade de incluir digitalmente grande parte da sociedade.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2024 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4411 Tratamento da leishmaniose tegumentar americana em serviço de referência do estado do Acre. 2022-01-31T21:40:21-05:00 Athena Freitas athenafreitas@hotmail.com Victor Cavalcante Muricy victormuricy@hotmail.com Mariana Ramos Barbosa marii.ramosb@hotmail.com Luiz Fernando Melo Lima luizzfml@gmail.com Mônica da Silva-Nunes msnunes1@yahoo.com.br <p>A Leishmaniose Tegumentar Americana é registrada com frequência na Amazônia. Manifesta-se após picada do flebotomíneo e se apresenta na forma cutânea, mucosa ou mucocutânea. A primeira opção de tratamento é o antimoniato de meglumina, apesar de diversas contraindicações. O estudo destina-se a avaliar os casos de LTA atendidos na Fundhacre, de acordo com suas características clínico-epidemiológicas e dados do tratamento. É um estudo de coorte retrospectivo entre jan./2005 e jul./2014, que aponta a prevalência da doença na forma cutânea e lesão do tipo única em indivíduos do sexo masculino, jovens e adultos residentes em área urbana. Há associação da forma mucosa/mucocutânea com a profissão de risco e cardiotoxicidade ao uso do medicamento. O tratamento mais utilizado foi o antimoniato, o qual se observou a prescrição medicamentosa fora dos padrões do Ministério da Saúde. A LTA tem poucas opções terapêuticas e as mais eficazes são consideradas de risco, o que demanda o total controle no tratamento, que por imperícia pode surgir como uma endemia crescente.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4409 Baixa estatura e fatores associados entre crianças indígenas Wari', no oeste do estado de Rondônia, Brasil. 2020-11-11T08:56:49-05:00 Mônica da Silva-Nunes monicamamtra@gmail.com Cristiano Lucas de Menezes Alves cristiano.alves@gmail.com Mauricio Viana Gomes de Oliveira mauricio_enf@hotmail.com Adriana Tavares Hang adrikkas@hotmail.com Ana Lúcia Escobar ana@unir.br <p>Objetivo: determinar a prevalência do déficit de estatura para idade (E/I) entre crianças Wari' e identificar fatores associados. Métodos: Estudo transversal realizado entre 180 crianças nos anos de 2014 e 2015. Utilizou-se as curvas de crescimento da OMS de 2006, gerando-se os escores-Z no programa AnthroPlus. Analise de regressão logística foi realizada através do Software R Versão 3.1.2. Resultados: A prevalência de desnutrição foi 37% entre &lt;5 anos de idade e houve associação (p = 0,03) de déficit de E/I nas residências onde resíduos não recebiam nenhum manejo. Idade e escolaridade materna estão associados a desnutrição (p-valor = 0,08 e 0,05), entre outros. Conclusão: Precárias condições sanitárias e de moradia, propiciam exposição desfavorável, mantendo indicadores de saúde ruins entre os Wari'. Elevadas prevalências de déficits nos indicadores antropométricos e os modelos de regressão sugerem existência de sérios problemas sanitários e de saúde a serem resolvidos.</p> 2024-04-27T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 South American Journal of Basic Education, Technical and Technological