ESTÁGIO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI: https://doi.org/10.29327/2773701.12.1-30

Autores

  • Maria Augusta Galvão Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Eliane Regina Martins Batista Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Renato Abreu Lima Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil

Palavras-chave:

prática docente; ensino superior; educação ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca das atividades vivenciadas no estágio docente na disciplina de Fundamentos da Educação Ambiental no curso de Pedagogia A abordagem metodológica tem como base a observação e participação das atividades que foram registradas no diário de campo. Ao finalizar o estágio foi possível concluir que: A troca constante com o orientador tutor estimulou-me a refletir sobre estratégias flexíveis e adequadas ao contexto acadêmico, buscando inovar e adaptar as práticas pedagógicas às necessidades dos estudantes. A experiência permitiu-me explorar a complexidade da docência universitária, lidar com desafios reais e desenvolver habilidades essenciais para o exercício da profissão, como a comunicação, a empatia, a capacidade de resolução de problemas e a construção de um olhar crítico sobre a prática educativa. A interação com os acadêmicos, a elaboração de atividades envolventes e a avaliação contínua foram fundamentais para a minha formação enquanto futura professora universitária. O estágio em docência não apenas consolidou a formação da mestranda, mas também proporcionou uma base sólida para enfrentar os desafios futuros da docência universitária, possibilitando o desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L.R.; GIACOMINI, M.A.; TEIXEIRA, V.M.; HENRIQUES, S.H.; CHAVES, L.D.P. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v.23, n.3, p.1-7, 2019.

CERQUEIRA, T.C.S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Revista de Psicologia da Vetor, v. 7, n. 1, p. 29-38, 2006.

LOPES, E.; RAMOS, M. As relações interpessoais em processos de ensino e aprendizagem: um olhar para Ciências e Matemática. Revista Insignare Scientia, v.5, n.5, p.181-201, 2022.

LOUCKESI, C.C. Planejamento em geral e planejamento de ensino. Revista da FAEEBA, n.2, p.147-152, 1993.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo. Summus, 2003.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo. Loyola, 2002.

SEVÁ FILHO, A. O. Duas fontes de riscos metropolitanos: indústria petrolífera e degradação dos rios na região metropolitana de Campinas e em suas ligações com as regiões metropolitanas de São Paulo e da baixada santista. Campinas: PUC Campinas, 2005b. p. 28-35. Memória do Seminário Metrópoles Saudáveis. (Cadernos da Extensão, n. 4).

Downloads

Publicado

06-02-2026

Como Citar

Galvão Santos, M. A., Martins Batista, E. R., & Abreu Lima, R. (2026). ESTÁGIO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM): DOI: https://doi.org/10.29327/2773701.12.1-30. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 12(Sup. 1), 373–381. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/9229

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>