PRODUÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS POR MEIO DE PLANTAS DA REGIÃO AMAZÔNICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ, AMAZONAS

DOI: https://doi.org/10.29327/2773701.12.1-21

Autores

  • Marcelo de Souza da Cruz Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Juracy Santos Pereira Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar SEDUC) Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil
  • Renato Abreu Lima Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil

Palavras-chave:

Biologia; biodiversidade; impercepção botânica

Resumo

O ensino de Biologia ainda está sobre uma perspectiva desafiadora na elaboração e transmissão de saberes, pois está vinculada a uma bagagem de informações contidas dentro de seus campos de estudo que a abrangem, na qual são abordados na maioria das vezes somente de modo teórico. Nesse sentido, a vigente pesquisa objetivou-se analisar e comparar o processo de ensino-aprendizagem acerca das atividades desenvolvidas por meio das coleções biológicas no ensino de botânica de alunos da EJA em uma escola pública do munícipio de Humaitá-AM. Na qual, a presente pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa de caráter experimental com viés quali-quantitativa, com abrangência no ensino de botânica. Mediante, aos resultados foi perceptível que as coleções biológicas como uma proposta didática promoveu um maior conhecimento e valorização da biodiversidade da flora regional da Amazônia por meio da produção das coleções, onde visou oportunizar o protagonismo do aluno como sendo um fator indispensável para melhoria do processo de ensino em botânica. Com a aplicação da respectiva proposta oportunizou-se a aprendizagem sobre morfologia vegetal na prática, onde os próprios estudantes construíram o seu material de estudo, constatou por meio dos resultados que os alunos apresentaram suas respostas de modo mais acentuado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L.C.; LIMA, R.A. As coleções botânicas como material didático para o processo de ensino-aprendizagem no ensino médio. Revista Valore, v. 8, p.2-10, 2023.

CORRÊA, B. J. S.; et al., aprendendo botânica no ensino médio por meio de atividades práticas. Revista da SBEnBio, v. 1, n. 9, p. 4314-4324, 2016.

DIEHL, A. A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: Métodos e Técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FERREIRA, L. D.; LIMA, R. A. Análise do conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares nos livros didáticos de ciências e biologia das escolas públicas na região sul do Amazonas (Brasil). Revista EDUCAmazônia, v. 17, n. 1, p. 603-617, 2024.

GALVÃO, K. A.; LIMA, R.A. A Botânica na Educação Básica: Os Obstáculos Enfrentados Pelos Professores em Escolas Públicas de Humaitá-AM. RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades –Cidadania, Diversidade e Bem-estar, v. 7, n. 2, p. 192-202, 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

JÚNIOR, L. P. O. A Importância das Coleções biológicas como Estratégia Didática Auxiliar em Escolas Públicas da Educação Básica no Plano Piloto – DF, Sob a Ótica de Professores. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, 2018.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LEME, M.L. et al. Ensino de Botânica e Educação Ambiental: Modelos Didáticos e Oficinas Pedagógicas. Revistae, n. 54, 2015.

LEITE, F. A.; RADETZKE, F. S. Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. VIDYA, v. 37, n. 1, p. 273-286, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Uma escola para novos tempos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, R. A et al. Importância das Plantas Medicinais Para A Construção Do Conhecimento em Botânica em uma Escola Pública no Município de Benjamin Constant-Amazonas (Brasil). RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades –Cidadania, Diversidade e Bem-estar, v. 5, n. 2, p. 478-492, 2019.

Manual de Cultivo de Plantas Medicinais. Subgerência do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia. Gerencia do Programa de Práticas Integrativas e Complementares. Rio de Janeiro: SMSDC, 2011.

MARTINS, N. S. Os Desafios e Possibilidades da Prática Docente no Ensino de Ciências e Biologia. Repositório Institucional da UFPB, p. 1- 27, João Pessoa, 2023.

MENDES, S.M.R.; CHAVES, E.B. Sistemática Vegetal Noções Básicas com Enfoque em Algumas Famílias de Angiospermas Representativas no Brasil. 2.ed. Fortaleza: EdUECE, 2015

MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2004.

PANIZZA, S. Plantas que curam – cheiro de mato. São Paulo: Atheneu, 1998.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2007.

RODRIGUES, F.A.B. Coleções botânicas e suas contribuições para o ensino de sistemática e morfologia vegetal no ensino médio. 2019. 119 p. Mestrado em Ensino de Biologia. Universidade Estadual do Piauí. Teresina. 2019.

SILVA, J. J. L. et al. Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola. Conexões Ciência e Tecnologia, v.13, p. 30-37, 2019.

SILVA, M.V.C.R. et al. Noções Morfológicas e Taxonômicas para Identificação Botânica. Brasília, DF : Embrapa, 2014.

SOUZA, V.C.; LOZENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas e exóticas no Brasil, baseado em APG III. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2012.

SOMECK, B.; LEWIN, C. Teoria e Métodos de Estudo Social, Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

UBIALLI, M.J.; O Estudo da Biodiversidade Vegetal Através da Fotografia e Pesquisa Digital. Cadernos PDE, v. 2, n. 1, p. 4-29, 2013.

URSI, S. et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 5-24, 2018.

Downloads

Publicado

06-02-2026

Como Citar

de Souza da Cruz, M., Santos Pereira, J., & Abreu Lima, R. (2026). PRODUÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS POR MEIO DE PLANTAS DA REGIÃO AMAZÔNICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ, AMAZONAS: DOI: https://doi.org/10.29327/2773701.12.1-21. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 12(Sup. 1), 252–269. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/9219

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>