A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM A ENSINAGEM DE LÍNGUA INGLESA

DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-3

Autores

  • José Mauro Souza Uchôa Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro de Educação e Letras (CEL), Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3011-7184
  • João Itamar Melo de Almeida Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro de Educação e Letras (CEL), Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.
  • Antonia Celia Lopes da Silva Universidade Federal do Acre (Ufac), Curso de Letras Inglês, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Língua inglesa, Pesquisa narrativa

Resumo

Este trabalho é resultado de uma vivência de ensinagem realizada na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Acre. A experiência teve como objetivo descrever os sentidos construídos durante a etapa do estágio supervisionado obrigatório. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa baseada na Pesquisa Narrativa como fenômeno de estudo e como metodologia de pesquisa, partindo como modelo teórico-metodológico da investigação. O estágio se desenvolveu em uma turma do 8º ano do ensino fundamental II com a disciplina de Língua Inglesa na escola João Kubitschek, situada na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre. A partir de observação e realização de visitas na escola foi possível descrever os sentidos construídos no momento do estágio como a ambientação na escola, defasagem do ensino no período pós pandemia, elaboração de plano de curso, planejamento e produção sequência didática e intervenção pedagógica. 

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Biografia do Autor

José Mauro Souza Uchôa, Universidade Federal do Acre (Ufac), Centro de Educação e Letras (CEL), Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2003) especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas (2005) mestrado em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudas da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Atua na área de Linguística Aplicada. Está envolvido principalmente com as seguintes temáticas: ensino de língua inglesa, gêneros do discurso, letramento digital e a prática de podcasting no ensino de Língua Inglesa.

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

Uchôa, J. M. S., Almeida, J. I. M. de, & Silva, A. C. L. da. (2025). A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM A ENSINAGEM DE LÍNGUA INGLESA: DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-3. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 11(1), e2025003. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7938

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes