O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ÉTICAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL:UMA PESQUISA DE CAMPO
DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-2
Palavras-chave:
Educação Escolar, Ética, Atividades PedagógicasResumo
A habilidade de racionalizar o que se compreende como certo ou errado, o que é bom ou o mau, é uma das construções cognitivas mais complexas da evolução da estrutura do pensamento humano. As evidências teóricas sobre a ética evolucionária estimularam a busca de uma melhor compreensão de como acontecem os estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas humanas na etapa da Educação Fundamental. Surgiu assim a principal questão da pesquisa: seria possível identificar na educação fundamental, atividades pedagógicas direcionadas para o desenvolvimento de habilidades éticas das crianças? Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica centralizada nos seguintes descritores: Educação Fundamental e habilidades éticas. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo de observação direta, de forma não participante, com o registo dos dados observados. Finalmente, analisamos os registros de forma explicativa. Construíram-se inferências com o apoio de uma triangulação interdisciplinar da análise de conteúdo com as linhas teóricas de autores de referência na área. As observações revelaram uma realidade educacional em crise profunda quanto às competências relacionadas aos estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas das crianças no ambiente escolar. Ficaram evidentes as carências de conhecimentos teóricos e de didáticas pedagógicas por parte dos profissionais da educação observados nesta pesquisa. Não foi identificada, em nenhum momento, a proposição de transversalidade da ética sendo realizada.
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