O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ÉTICAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL:UMA PESQUISA DE CAMPO

DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-2

Autores

  • José Paulo dos Santos Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação Escolar, Ética, Atividades Pedagógicas

Resumo

A habilidade de racionalizar o que se compreende como certo ou errado, o que é bom ou o mau, é uma das construções cognitivas mais complexas da evolução da estrutura do pensamento humano. As evidências teóricas sobre a ética evolucionária estimularam a busca de uma melhor compreensão de como acontecem os estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas humanas na etapa da Educação Fundamental. Surgiu assim a principal questão da pesquisa: seria possível identificar na educação fundamental, atividades pedagógicas direcionadas para o desenvolvimento de habilidades éticas das crianças? Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica centralizada nos seguintes descritores: Educação Fundamental e habilidades éticas. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo de observação direta, de forma não participante, com o registo dos dados observados. Finalmente, analisamos os registros de forma explicativa. Construíram-se inferências com o apoio de uma triangulação interdisciplinar da análise de conteúdo com as linhas teóricas de autores de referência na área. As observações revelaram uma realidade educacional em crise profunda quanto às competências relacionadas aos estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas das crianças no ambiente escolar.  Ficaram evidentes as carências de conhecimentos teóricos e de didáticas pedagógicas por parte dos profissionais da educação observados nesta pesquisa. Não foi identificada, em nenhum momento, a proposição de transversalidade da ética sendo realizada.

 

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Biografia do Autor

José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pedagogo, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial, pesquisador em Mediação da Aprendizagem na Pedagogia Cognitiva, Psicologia Moral, Ética Evolucionária e professor de Educação Especial Inclusiva.

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

Rosas de Castro, J. P. dos S. (2025). O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ÉTICAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL:UMA PESQUISA DE CAMPO: DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-2. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 11(1), e2025002. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7860

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