METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI: https://doi.org/10.29327/2708630.11.1-4
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de ensino, Ensino de biologia.Resumo
Considerando o consenso atual no meio acadêmico de que as metodologias tradicionais de ensino não favorecem uma aprendizagem significativa, entende-se que essas práticas podem contribuir para o baixo desempenho dos estudantes do ensino médio. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo elencar, mediante mapeamento bibliográfico, as contribuições das metodologias ativas como uma das ferramentas para melhoria da aprendizagem dos estudantes no componente curricular biologia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, priorizando a construção singular de significados e a compreensão das particularidades situacionais observadas durante a investigação, em vez de se limitar à quantificação de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.
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