FORMAR PARA TRANSFORMAR
A POTÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA IMPLEMENTAÇÃO DA PNEERQ E NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Palavras-chave:
Formação continuada, Relações étnico-raciais, Antirracismo, Políticas públicas, PNEERQResumo
O presente artigo analisa a importância da formação continuada de professores na efetivação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), lançada pelo Governo Federal em 2024. A política propõe uma abordagem sistêmica para combater as desigualdades raciais na educação, exigindo ações formativas que ultrapassem os limites legais das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Considerando os desafios históricos e estruturais do racismo no ambiente escolar, o artigo discute como a formação continuada de professores pode contribuir para práticas pedagógicas antirracistas, inclusivas e comprometidas com a justiça social. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Sueli Carneiro e Petronilha Gonçalves e Silva, o texto apresenta propostas e caminhos para fortalecer a formação docente, reconhecendo-a como eixo central da implementação efetiva da PNEERQ. O artigo adota abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, analisando produções teóricas e a PNEERQ. A análise da literatura evidencia que a formação continuada é central para a efetivação da política e para a consolidação de práticas pedagógicas antirracistas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ. Brasília, DF: MEC, 2024.
BRASIL. Portaria no 470, de 14 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 93, 14 maio 2024.
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores: repensando a prática pedagógica. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO, 2003.
GOMES, Nilma Lino. Educação para a diversidade: a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais. In: GOMES, N. L. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2012.
GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. Educação das relações étnico-raciais: das Diretrizes Curriculares à ação. In: DUARTE, T. A. B.; SILVA, L. C. (Orgs.). Educação e relações raciais: desafios e perspectivas. São Paulo: Fundação Santillana, 2011.
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil. Brasília: MEC/SECAD, 2005a.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/UNESCO, 2005b.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação das relações étnico-raciais: subsídios para a atuação de gestores e educadores. Brasília: MEC/SECAD, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Erivelton Pessin, Rodrigo Ferreira Rodrigues, Denis Alves de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.



