ASSENTAMENTOS POPULACIONAIS DO MUNICÍPIO DE MASSINGA NO CONTEXTO DA GUERRA CIVIL DE MOÇAMBIQUE 1981-1992

Autores

  • Ratiba Bramane Mussá
  • Carlitos Luis Sitoie Universidade Save
  • Valeriano Alberto Moiane

Palavras-chave:

Assentamentos, Espaços, Guerra, Massinga, Urbanização

Resumo

A pesquisa aborda os assentamentos populacionais do município de Massinga, localizado em Moçambique no contexto da guerra civil. O objetivo foi de analisar a guerra que assolou o distrito na temporalidade 1981-1992 procurando compreender a contribuição na configuração geográfica do atual de Massinga. A pesquisa foi predominantemente qualitativa, iniciou pela revisão bibliográfica para depois fazer-se o trabalho de campo, rastreando e entrevistando os antigos combatentes e outras pessoas, inclusive autoridades que se destacaram durante essa temporalidade e espacialidade estudada. Os resultados da pesquisa mostraram que os bairros desordenados são resultados de assentamentos informais feitos por refugiados de guerra. Os espaços eram bem ínfimos para alocar apenas uma cabana para dormir porque logo ao amanhecer os refugiados retornavam as localidades de origens, onde situavam suas machambas e outros a fazer que garantiam o sustento. A ideia de colocar cabanas para efeitos noturnos nocturnos contribuiu massivamente para desordenamento e circulação em becos nos bairros 21 de abril e Eduardo Modlane principalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Armando Antunes de. Monografia agrícola de Massinga (posto-sede). LISBOA: IseicLibrary, 1959, 138 p.

CAETANO, Ana maria A. Morrumbene, Economia Colonial, Guerra e Reconstrução. (Licenciatura em Geografia). Maputo, U.E.M, 1996.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A "Geografia Urbana" como disciplina: uma abordagem possível. Sal Paulo, Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 Anos (2012), p. 92-11y1.

FARRÉ, Albert. Vínculos de sangue e estruturas de papel: ritos e território na história de Quême (Inhambane). Vol. XLIII, 2008.

LEFEBVRE, Henri. Critique of Everyday Life.2ª ed. London and New York: Verso, 1991

PATRÍCIO, Gonçalves. A migração internacional e o processo de desenvolvimento na região norte de Moçambique: estudo de caso da província de Nampula. Lisboa, 2016.

SIQUISSE, Alípio. 2006. Estudos de elementos socioculturais e económicos dos vatshwa em Inhambane. (Um Subsídio Etno-Histórico para o Ensino Básico).

Tese de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em Convénio com a Universidade Pedagógica. Documento inédito: consultável na Biblioteca da Universidade Pedagógica

SITOIE, Carlitos Luís. Dinâmica Sociambiental do Município de Massinga. Rede de estudos ambientais de países de língua portuguesa, Revista Newsletter, nº 15, Evora, 2016.

Downloads

Publicado

2026-03-21

Como Citar

Mussá, R. B. ., Sitoie, C. L., & Moiane, V. A. . (2026). ASSENTAMENTOS POPULACIONAIS DO MUNICÍPIO DE MASSINGA NO CONTEXTO DA GUERRA CIVIL DE MOÇAMBIQUE 1981-1992. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 9(2), 204–219. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8304

Edição

Seção

ARTIGOS