IDENTIDADE E MEMÓRIA COMO FERRAMENTAS DE LUTA

O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Matheus Goulart Tanhote Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

Identidade Negra, Memória, Movimento Negro, Negritude

Resumo

O texto se propõe a refletir sobre questões de memória e identidade coletiva, relacionando-as com o movimento negro contemporâneo, pensando em como a identidade racial e a identidade coletiva foram reavaliadas através dos movimentos sociais. Portanto, questiona-se como a identidade individual pode ser influenciada pelas concepções renovadas de raça e etnicidade propostas por esse coletivo. Ao situar o que pode ser identidade para pessoas negras no século XXI, podemos rever como a reavaliação da memória negra é possível e quais possibilidades são criadas, articulando raça e identidade de forma a valorizar a história e a cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Goulart Tanhote, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Discente de mestrado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (PPGH/UFPel). Graduado em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araujo. História do movimento negro no Brasil: constituição de acervo de entrevistas de história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2004.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.

D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil; pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, v. 12, p. 100-122, 2007.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade Negra. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 9, p. 38–47, 2002.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2019.

GONZALEZ, Lélia. O movimento negro na última década. Lugar de negro, v. 3, p. 9-66, 1982.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In. SILVA, Tomaz. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, cap.3, p.103-133, 2014.

MAUÉS, Maria Angélica Motta. Da ‘branca senhora’ao ‘negro herói’: a trajetória de um discurso racial. Estudos Afro-Asiáticos, v. 21, p. 119-129, 1991.

MILLS, Charles Wade. O contrato racial. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

MUNANGA, Kabengele. Negritude afro-brasileira: perspectivas e dificuldades. Revista de antropologia, p. 109-117, 1990.

MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, v. 4, n. 8, p. 06-14, jul./out. 2012.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico é sobre palavras? Um prefácio. Língu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 3-15, 2021.

POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais–Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: A perspectivas dos estudos culturais. Vozes, 2014.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tadeu (Org.). Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. São Paulo: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2026-03-21

Como Citar

Tanhote, M. G. (2026). IDENTIDADE E MEMÓRIA COMO FERRAMENTAS DE LUTA: O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 9(2), 158–173. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8250

Edição

Seção

ARTIGOS