https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/issue/feedRevista Geadel2023-12-29T13:19:28-05:00Prof. Dr. Luciano Mendes Saraivageadel.revista.ufac@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Geadel</strong>, oriunda do <strong>Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas - Geadel</strong>, é um periódico eletrônico, de periocidade semestral, vinculado ao CELA (Centro de Educação, Letras e Artes), que tem por objetivo publicar artigos, resenhas, tradução e ensaios de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica nacional e internacional, bem como por seus colaboradores, de modo a contribuir para o estímulo à pesquisa, para a produção e divulgação das redes de conhecimento. A Revista Geadel aceita textos vinculados à área da Linguística, Educação e Ensino de Línguas, em fluxo contínuo, a partir de propostas temáticas <em>noticiadas</em> em seus números.</p> <p>A <strong>Revista Geadel</strong> é uma revista de <em>publicação semestral</em>, oriunda do <strong>Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso e Ensino de Línguas - Geadel</strong>, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Identidade (PPGLI) é aberta a pesquisadores e colaboradores do país e do exterior, que têm interesses em questões relativas à análise de discursos e ensino de línguas. Inclui em suas áreas de interesse: <em>Aprendizagem e Ensino de Línguas e Linguagens, Formação de Professores, Design e Avaliação de Cursos e Materiais Didáticos para ensino de Línguas, Análise Crítica do Discurso, Linguagens Midiáticas e Multimodais, Linguística Aplicada, Tecnologia Educacional, Letramento Crítico, Multiletramentos, Gêneros Discursivos (Textuais), Discursos, Culturas e Identidades.</em> A revista publica artigos, resenhas e ensaios. Aceita-se somente contribuições inéditas, que não estejam sendo submetidas ao mesmo tempo para outra publicação.</p> <p><strong>ISSN: </strong><strong>2675-5041</strong><strong> | </strong><strong>Ano de criação: 2019 | </strong><strong>Área do conhecimento: Educação, Letras, Linguística, Humanidades | </strong><strong>Periodicidade: Semestral </strong></p>https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7155LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL2023-11-03T12:13:32-05:00Gustavo Matheus Moreira de Gonzagagmmg1@aluno.ifal.edu.brMaria Isabelly Viana de Souzamivs2@aluno.ifal.edu.brRose Karlynne Gomes Machadorkgm1@aluno.ifal.edu.brCleide Calheiros da Silvacleide.calheiros@ifal.edu.br<p>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, a partir da compreensão da decolonialidade, tendo o letramento como ação pedagógica voltada para a prática social das habilidades de leitura e de escrita, que considera a pluralidade e as variações da Língua com a qual os(as) sujeitos(as) têm contato efetivo em seu cotidiano. A base teórica selecionada foi a do Grupo Modernidade/Colonialidade, que considera a realidade de uma educação descolonizada e autônoma, bem como os estudos de Kleiman (2008), sobre letramento, e de Bagno (2007), a respeito do preconceito linguístico e das variações linguísticas. O percurso metodológico foi conduzido pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise bibliografias existentes sobre a temática. Nas pesquisas realizadas, percebemos caminhos pedagógicos que objetivam a emancipação dos(as) estudantes, por meio de uma prática de ensino da Língua Portuguesa que considera os conceitos de decolonialidade e de letramento, os quais convergem para o trabalho com a pluralidade e as variações que a Língua possui em sua constituição.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7137O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ2023-11-03T11:49:33-05:00Jane Miranda Alves janezinhaalves@gmail.com<p>A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com alunos da 3ª e 4ª etapas pertencentes a uma escola socioeducativa localizada no município de Ananindeua, no Pará. O objetivo é traçar uma linha de ensino e aprendizagem que proporcione maior conscientização dos socioeducandos sobre o meio ambiente. Então, as atividades propostas consideraram o <em>Design Multimodal</em> (NLG, 1996) atrelado aos <em>Processos de Conhecimento</em> relacionados ao Letramento Crítico (KALANTZIS et al. [2012] 2020, PENNYCOOK, 2004; 2006), culminando na produção de uma propaganda. Tais atividades ganharam um tratamento multi/inter/transdisciplinar (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) à medida que: <em>a)</em> conjugam uma abordagem qualitativa voltada à pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005) à Linguística Aplicada (TARONE, 2015; MOITA LOPES, 2006; CELANI, 1992); <em>b)</em> estão inseridas dentro de uma prática situada e problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). A postura política crítica dos discentes está na forma como respondem ativamente às etapas propostas em sala, aplicando criativamente os conhecimentos adquiridos.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7089DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2023-11-03T11:42:19-05:00Gioconda Maria Medeiros Azevedogiocondammazevedo@gmail.comPetrúcia Kelly Oliveira Sousakellysousa9@gmail.comRoberta Melo De Carvalhobeta10061@gmail.comNadja Maria de Menezes Moraisnadja.38uniasselvi@gmail.comWilder Kleber Fernandes de Santanawildersantana92@gmail.com<p>Este artigo se propôs a discutir sobre o Ensino de Língua Portuguesa com base nas concepções e práticas de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental em que se apresenta imprescindível a abordagem dialógica da linguagem. Como referencial teórico para subsidiar as nossas construções, recorremos a autores como Geraldi (1991; 1996); Soares (2020) e Antunes, bem como Solé (1999) e Almeida (2013), os quais nos oferecem possibilidades de olhar para as práticas de ensino e pensar de forma dialógica. De igual modo, recorremos a Bakhtin e o Círculo, com as contribuições sobre a perspectiva dialógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, haja vista que recorremos tanto a estudos já divulgados quanto a documentos normativos. A revisão de literatura demonstrou que se torna essencial conceber e aderir à perspectiva da alfabetização sob vias do(s) letramentos em abordagem dialógica. </p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7176O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS2023-11-10T13:18:20-05:00Darcielle Maria da Silva Oliveiradmso1@aluno.ifal.edu.brManuela Mota da Silvamms46@aluno.ifal.edu.brRegyane Keyla Souza Ferreirarksf1@aluno.ifal.edu.brCharridy Max Fontes Pintomaiawillianice@gmail.com<p>O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar por meio de estudos bibliográficos os desafios do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos na escola regular de ensino. Delimitaram-se como objetivos específicos: traçar um panorama geral acerca da inclusão dos surdos na escola regular de ensino; destacar o papel do tradutor-intérprete de libras frente aos desafios da inclusão dos alunos surdos. A abordagem desta pesquisa justifica-se pela importância de se discutir novas estratégias mais eficientes e inclusivas para que seja viabilizado não apenas o processo de inclusão social por intermédio da escola, como a adoção de uma educação humanizada que possibilita a comunicação global das crianças surdas com o meio social em que estão inseridas. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica narrativa exploratória qualitativa, fundamentada em livros, dissertações, teses e artigos científicos referentes ao tema abordado. Deste modo, ao analisar como se realiza o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, pode-se concluir que este fenômeno está acontecendo de maneira gradativa, pois, os estudos e pesquisas na área ainda são muito recentes, não existindo um método pronto, acabado e eficaz, para que seja aplicado fielmente a todos os surdos.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7158VARIAÇÃO LINGUÍSTICA2023-11-21T16:42:41-05:00Daywyanny da Silva Ataídedsa12@aluno.ifal.edu.br Lucas da Silva Limalsl16@aluno.ifal.edu.brClaudionor Ferreira Araújoclaudioarroio@gmail.com<p>Este artigo destaca a influência vital da sociolinguística no aprimoramento do ensino da língua portuguesa. Ele explora a importância de considerar as interações sociais e a diversidade linguística na sala de aula. Como referencial utilizamos os autores como: Bagno (2001), Bortini (1999), Faraco (2008) e outros. Apesar das diretrizes pedagógicas existentes, muitos professores ainda aderem rigidamente à gramática normativa. No entanto, a Sociolinguística Educacional surge como uma alternativa promissora para orientar os educadores e transformar a escola em um ambiente que valorize a variação linguística. A conclusão enfatiza a necessidade de uma abordagem mais flexível e inclusiva no ensino da língua, promovendo o respeito à diversidade linguística e cultural, resultando em uma educação mais equitativa e enriquecedora.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7157VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS2023-10-31T14:32:35-05:00Laís Ramires de Oliveiralaisramires9@gmail.comMatheus Marques dos Santosmms49@aluno.ifal.edu.brValéria da Silva Marçalvaleriamarcal282@hotmail.comEmanuel Marcelo Salgueiro da Silvamarcelosalgueiro@hotmail.com<p>Nos estudos das língua(gens), abordar temas como as "Variações Linguísticas" configura-se de grande relevância para compreendermos a diversidade e complexidade da comunicação humana. Essa área de estudo abrange a investigação das diferentes formas como a linguagem é utilizada e como varia entre indivíduos, grupos sociais, regiões geográficas e contextos culturais. Assim, o estudo tem por finalidade fazer uma análise crítica das variações linguísticas observando que não apenas a complexidade da comunicação humana, mas também questões sociais, culturais e políticas são subjacentes à diversidade linguística. Metodologicamente se configura como um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e descritivo. Como referencial teórico apoia-se nas discussões propostas por Bagno (1999), Lima (2019) e Berquó (2023). O estudo nos leva a compreender que valorizar as variações linguísticas já uma postura de amadurecimento e um passo significativo e essencial para a promoção da inclusão, da igualdade e do respeito entre as diferentes formas de expressão linguística.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7134NARRATIVAS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL SOBRE A DISCIPLINA DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA2023-11-14T11:09:28-05:00Jorge Fernandesjorge.silva@ufac.brÂngela Maria Bastos de Albuquerqueangela.mbb@gmail.com<p>A pesquisa analisa as narrativas de alunos(as) do curso de licenciatura em letras espanhol sobre a disciplina de investigação e prática pedagógica. O objetivo busca compreender os sentidos dessa disciplina para os(as) discentes dessa graduação. A coleta de dados foi consubstanciada nos resultados dos relatórios e nas escolhas dos temas/problemas apresentados nos artigos como instrumentos de avaliação nas fases finais das disciplinas. A opção teórica por Moita Lopes (2006) se justifica pela amplitude possível na implementação da Linguística Aplicada no contexto de temáticas mais próximas de cada grupo de estudantes. Adicionalmente, as contribuições de Bakhtin (2003) lançam luz sobre os sentidos e intencionalidades identificadas nos enunciados e nas narrativas encontradas nos relatórios e artigos utilizados. Espera-se que essa aprendizagem amplie o leque de possibilidades aos discentes para consolidar o cabedal epistemológico sobre a qualidade da produção nos trabalhos acadêmicos.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7250LITERATURA LATINOAMERICANA2023-12-15T15:10:40-05:00Claudia Vanessa Bergaminiclaudia.berg@hotmail.comCaio Vitor Marques Mirandacaiomiranda91@hotmail.com<p>Muitos são os desafios encontrados pelo professor e pelo aluno, no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, isso proque não basta mais que o aluno saiba falar, ler e escrever nessa língua para ser considerado comunicativamente competente. Na verdade, aprender e ensinar é muito mais complexo. Assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, por meio da inserção de histórias inusitadas da América Latina, no mundo das línguas estrangeiras, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas se centre no âmbito linguístico-estrutural. Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem seu próprio contexto educacional, criem atividades que possibilitem aos alunos refletir sobre as narrativas históricas, desenvolvendo a criticidade e desenvolvendo criativamente suas próprias histórias. Para atingir o objetivo proposto, que sugere propostas didáticas com conteúdo literário nas aulas de espanhol como língua estrangeira, este estudo se baseia nas ideias de Cereja (2005), Jouve (2012), Lajolo (1995), Guimarães e Batista (2012), Brun (2004) e Zilberman (2012), referências na área de discussão.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7159 FRONDOSA AMAZÔNIA 2023-11-03T12:00:29-05:00Jedson Fernandes Silvajfs4@aluno.ifal.edu.brTâmara da Conceição Sobraltcs17@aluno.ifal.edu.brFábio Rodrigues da Silvafrs2@aluno.ifal.edu.brWillianice Soares Maiawillianice.soares@ifal.edu.br<p>Neste artigo são exploradas as impressões e (re)significações da Amazônia na perspectiva de Euclides da Cunha, com base em conceitos de autores como Leandro Tocantins, Ranzi e outros que também escreveram sobre essa região. O objetivo é analisar como Euclides da Cunha observou e reinterpretou a Amazônia, transformando-a de uma paisagem exuberante em um cenário de tensões sociais, políticas e culturais. O estudo qualitativo, bibliográfico e descritivo se concentra na visão de um viajante brasileiro, destacando as várias nuances presentes na obra do escritor, que incluem tanto suas impressões positivas quanto suas decepções em relação à região, desenvolvido em diálogo com autores como Leandro Tocantins (1992), Silva (2017) e outros estudiosos que também escreveram sobre aquela região. A metodologia utilizada é estudo de narrativasa de Euclides da Cunha, permitindo que a voz do viajante se manifeste diante do cenário narrado, proporcionando uma análise rica e contextualizada das suas percepções e reflexões sobre o espaço amazônico.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7112UMA RECUPERAÇÃO DA NOÇÃO DE ESTEREÓTIPO A PARTIR DO UNIVERSO ICÔNICO DA BONECA BARBIE, NO FILME DE 20232023-11-03T11:22:56-05:00Kelly F. Mayrink Drumondkellymayrinkbh@gmail.com<p>O filme “Barbie” (2023) lança mão de um universo róseo para fomentar discussões acerca de pautas identitárias, dentre elas, o estereótipo. Protagonizada por uma personagem que se autonomeia “Barbie Estereotipada”, a produção cinematográfica resgata o imaginário coletivo relacionado à icônica boneca produzida pela empresa multinacional Mattel. A partir dessa perspectiva, este artigo se propõe a analisar, sob o viés da Teoria Semiolinguística da Análise do Discurso, o universo plástico e fantasioso de Barbie no filme de 2023, recuperando a noção de estereótipo. A análise realizada, considerando principalmente os postulados de Amossy (2008), Charaudeau (2004, 2017) e Maingueneau (2004), permite constatar que a obra aparece como uma crítica à estereotipia amplamente consolidada da boneca, e, ao mesmo tempo, permite que se gere uma outra leitura do tecido social, por meio da exposição de um novo “modelo” que contesta um paradigma já estabelecido.</p>2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7275LINGUAGENS E SOCIEDADES2023-12-26T21:10:17-05:00Thais Albuquerque Figueiredothaisalbuquerque07@gmail.com2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7283SUMÁRIO2023-12-29T11:28:45-05:00Revista Geadellmssaraiva@uol.com.br2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7284EQUIPE DE TRABALHO2023-12-29T11:31:59-05:00Revista Geadellmssaraiva@uol.com.br2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadelhttps://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7285EDITORIAL2023-12-29T12:09:57-05:00Aquésia Maciel Góesaquesia.goes@ufac.brJardel Silva França jardelfranca2509@gmail.comLuciano Mendes Saraivaluciano.saraiva@ufac.brMaristela Alves de Souza Dinizmaristela.diniz@ufac.brShelton Lima de Souza shelton.linguista@gmail.com2023-12-29T00:00:00-05:00Copyright (c) 2023 Revista Geadel