https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/issue/feed Revista Geadel 2023-12-29T13:19:28-05:00 Prof. Dr. Luciano Mendes Saraiva geadel.revista.ufac@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Geadel</strong>, oriunda do <strong>Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas - Geadel</strong>, é um periódico eletrônico, de periocidade semestral, vinculado ao CELA (Centro de Educação, Letras e Artes), que tem por objetivo publicar artigos, resenhas, tradução e ensaios de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica nacional e internacional, bem como por seus colaboradores, de modo a contribuir para o estímulo à pesquisa, para a produção e divulgação das redes de conhecimento. A Revista Geadel aceita textos vinculados à área da Linguística, Educação e Ensino de Línguas, em fluxo contínuo, a partir de propostas temáticas <em>noticiadas</em> em seus números.</p> <p>A <strong>Revista Geadel</strong> é uma revista de <em>publicação semestral</em>, oriunda do <strong>Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso e Ensino de Línguas - Geadel</strong>, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Identidade (PPGLI) é aberta a pesquisadores e colaboradores do país e do exterior, que têm interesses em questões relativas à análise de discursos e ensino de línguas. Inclui em suas áreas de interesse: <em>Aprendizagem e Ensino de Línguas e Linguagens, Formação de Professores, Design e Avaliação de Cursos e Materiais Didáticos para ensino de Línguas, Análise Crítica do Discurso, Linguagens Midiáticas e Multimodais, Linguística Aplicada, Tecnologia Educacional, Letramento Crítico, Multiletramentos, Gêneros Discursivos (Textuais), Discursos, Culturas e Identidades.</em> A revista publica artigos, resenhas e ensaios. Aceita-se somente contribuições inéditas, que não estejam sendo submetidas ao mesmo tempo para outra publicação.</p> <p><strong>ISSN: </strong><strong>2675-5041</strong><strong> | </strong><strong>Ano de criação: 2019 | </strong><strong>Área do conhecimento: Educação, Letras, Linguística, Humanidades | </strong><strong>Periodicidade: Semestral </strong></p> https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7155 LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL 2023-11-03T12:13:32-05:00 Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga gmmg1@aluno.ifal.edu.br Maria Isabelly Viana de Souza mivs2@aluno.ifal.edu.br Rose Karlynne Gomes Machado rkgm1@aluno.ifal.edu.br Cleide Calheiros da Silva cleide.calheiros@ifal.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, a partir da compreensão da decolonialidade, tendo o letramento como ação pedagógica voltada para a prática social das habilidades de leitura e de escrita, que considera a pluralidade e as variações da Língua com a qual os(as) sujeitos(as) têm contato efetivo em seu cotidiano. A base teórica selecionada foi a do Grupo Modernidade/Colonialidade, que considera a realidade de uma educação descolonizada e autônoma, bem como os estudos de Kleiman (2008), sobre letramento, e de Bagno (2007), a respeito do preconceito linguístico e das variações linguísticas. O percurso metodológico foi conduzido pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise bibliografias existentes sobre a temática. Nas pesquisas realizadas, percebemos caminhos pedagógicos que objetivam a emancipação dos(as) estudantes, por meio de uma prática de ensino da Língua Portuguesa que considera os conceitos de decolonialidade e de letramento, os quais convergem para o trabalho com a pluralidade e as variações que a Língua possui em sua constituição.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7137 O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ 2023-11-03T11:49:33-05:00 Jane Miranda Alves janezinhaalves@gmail.com <p>A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com alunos da 3ª e 4ª etapas pertencentes a uma escola socioeducativa localizada no município de Ananindeua, no Pará. O objetivo é traçar uma linha de ensino e aprendizagem que proporcione maior conscientização dos socioeducandos sobre o meio ambiente. Então, as atividades propostas consideraram o <em>Design Multimodal</em> (NLG, 1996) atrelado aos <em>Processos de Conhecimento</em> relacionados ao Letramento Crítico (KALANTZIS et al. [2012] 2020, PENNYCOOK, 2004; 2006), culminando na produção de uma propaganda. Tais atividades ganharam um tratamento multi/inter/transdisciplinar (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) à medida que: <em>a)</em> conjugam uma abordagem qualitativa voltada à pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005) à Linguística Aplicada (TARONE, 2015; MOITA LOPES, 2006; CELANI, 1992); <em>b)</em> estão inseridas dentro de uma prática situada e problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). A postura política crítica dos discentes está na forma como respondem ativamente às etapas propostas em sala, aplicando criativamente os conhecimentos adquiridos.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7089 DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-11-03T11:42:19-05:00 Gioconda Maria Medeiros Azevedo giocondammazevedo@gmail.com Petrúcia Kelly Oliveira Sousa kellysousa9@gmail.com Roberta Melo De Carvalho beta10061@gmail.com Nadja Maria de Menezes Morais nadja.38uniasselvi@gmail.com Wilder Kleber Fernandes de Santana wildersantana92@gmail.com <p>Este artigo se propôs a discutir sobre o Ensino de Língua Portuguesa com base nas concepções e práticas de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental em que se apresenta imprescindível a abordagem dialógica da linguagem. Como referencial teórico para subsidiar as nossas construções, recorremos a autores como Geraldi (1991; 1996); Soares (2020) e Antunes, bem como Solé (1999) e Almeida (2013), os quais nos oferecem possibilidades de olhar para as práticas de ensino e pensar de forma dialógica. De igual modo, recorremos a Bakhtin e o Círculo, com as contribuições sobre a perspectiva dialógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, haja vista que recorremos tanto a estudos já divulgados quanto a documentos normativos. A revisão de literatura demonstrou que se torna essencial conceber e aderir à perspectiva da alfabetização sob vias do(s) letramentos em abordagem dialógica.&nbsp;</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7176 O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS 2023-11-10T13:18:20-05:00 Darcielle Maria da Silva Oliveira dmso1@aluno.ifal.edu.br Manuela Mota da Silva mms46@aluno.ifal.edu.br Regyane Keyla Souza Ferreira rksf1@aluno.ifal.edu.br Charridy Max Fontes Pinto maiawillianice@gmail.com <p>O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar por meio de estudos bibliográficos os desafios do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos na escola regular de ensino. Delimitaram-se como objetivos específicos: traçar um panorama geral acerca da inclusão dos surdos na escola regular de ensino; destacar o papel do tradutor-intérprete de libras frente aos desafios da inclusão dos alunos surdos. A abordagem desta pesquisa justifica-se pela importância de se discutir novas estratégias mais eficientes e inclusivas para que seja viabilizado não apenas o processo de inclusão social por intermédio da escola, como a adoção de uma educação humanizada que possibilita a comunicação global das crianças surdas com o meio social em que estão inseridas. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica narrativa exploratória qualitativa, fundamentada em livros, dissertações, teses e artigos científicos referentes ao tema abordado. Deste modo, ao analisar como se realiza o processo de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, pode-se concluir que este fenômeno está acontecendo de maneira gradativa, pois, os estudos e pesquisas na área ainda são muito recentes, não existindo um método pronto, acabado e eficaz, para que seja aplicado fielmente a todos os surdos.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7158 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 2023-11-21T16:42:41-05:00 Daywyanny da Silva Ataíde dsa12@aluno.ifal.edu.br Lucas da Silva Lima lsl16@aluno.ifal.edu.br Claudionor Ferreira Araújo claudioarroio@gmail.com <p>Este artigo destaca a influência vital da sociolinguística no aprimoramento do ensino da língua portuguesa. Ele explora a importância de considerar as interações sociais e a diversidade linguística na sala de aula. Como referencial utilizamos os autores como: Bagno (2001), Bortini (1999), Faraco (2008) e outros. Apesar das diretrizes pedagógicas existentes, muitos professores ainda aderem rigidamente à gramática normativa. No entanto, a Sociolinguística Educacional surge como uma alternativa promissora para orientar os educadores e transformar a escola em um ambiente que valorize a variação linguística. A conclusão enfatiza a necessidade de uma abordagem mais flexível e inclusiva no ensino da língua, promovendo o respeito à diversidade linguística e cultural, resultando em uma educação mais equitativa e enriquecedora.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7157 VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 2023-10-31T14:32:35-05:00 Laís Ramires de Oliveira laisramires9@gmail.com Matheus Marques dos Santos mms49@aluno.ifal.edu.br Valéria da Silva Marçal valeriamarcal282@hotmail.com Emanuel Marcelo Salgueiro da Silva marcelosalgueiro@hotmail.com <p>Nos estudos das língua(gens), abordar temas como as "Variações Linguísticas" configura-se de grande relevância para compreendermos a diversidade e complexidade da comunicação humana. Essa área de estudo abrange a investigação das diferentes formas como a linguagem é utilizada e como varia entre indivíduos, grupos sociais, regiões geográficas e contextos culturais. Assim, o estudo tem por finalidade fazer uma análise crítica das variações linguísticas observando que não apenas a complexidade da comunicação humana, mas também questões sociais, culturais e políticas são subjacentes à diversidade linguística. Metodologicamente se configura como um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e descritivo. Como referencial teórico apoia-se nas discussões propostas por Bagno (1999), Lima (2019) e Berquó (2023). O estudo nos leva a compreender que valorizar as variações linguísticas já uma postura de amadurecimento e um passo significativo e essencial para a promoção da inclusão, da igualdade e do respeito entre as diferentes formas de expressão linguística.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7134 NARRATIVAS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL SOBRE A DISCIPLINA DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2023-11-14T11:09:28-05:00 Jorge Fernandes jorge.silva@ufac.br Ângela Maria Bastos de Albuquerque angela.mbb@gmail.com <p>A pesquisa analisa as narrativas de alunos(as) do curso de licenciatura em letras espanhol sobre a disciplina de investigação e prática pedagógica. O objetivo busca compreender os sentidos dessa disciplina para os(as) discentes dessa graduação. A coleta de dados foi consubstanciada nos resultados dos relatórios e nas escolhas dos temas/problemas apresentados nos artigos como instrumentos de avaliação nas fases finais das disciplinas. A opção teórica por Moita Lopes (2006) se justifica pela amplitude possível na implementação da Linguística Aplicada no contexto de temáticas mais próximas de cada grupo de estudantes. Adicionalmente, as contribuições de Bakhtin (2003) lançam luz sobre os sentidos e intencionalidades identificadas nos enunciados e nas narrativas encontradas nos relatórios e artigos utilizados. Espera-se que essa aprendizagem amplie o leque de possibilidades aos discentes para consolidar o cabedal epistemológico sobre a qualidade da produção nos trabalhos acadêmicos.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7250 LITERATURA LATINOAMERICANA 2023-12-15T15:10:40-05:00 Claudia Vanessa Bergamini claudia.berg@hotmail.com Caio Vitor Marques Miranda caiomiranda91@hotmail.com <p>Muitos são os desafios encontrados pelo professor e pelo aluno, no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, isso proque não basta mais que o aluno saiba falar, ler e escrever nessa língua para ser considerado comunicativamente competente. Na verdade, aprender e ensinar é muito mais complexo. Assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, por meio da inserção de histórias inusitadas da América Latina, no mundo das línguas estrangeiras, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas se centre no âmbito linguístico-estrutural. Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem seu próprio contexto educacional, criem atividades que possibilitem aos alunos refletir sobre as narrativas históricas, desenvolvendo a criticidade e desenvolvendo criativamente suas próprias histórias. Para atingir o objetivo proposto, que sugere propostas didáticas com conteúdo literário nas aulas de espanhol como língua estrangeira, este estudo se baseia nas ideias de Cereja (2005), Jouve (2012), Lajolo (1995), Guimarães e Batista (2012), Brun (2004) e Zilberman (2012), referências na área de discussão.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7159 FRONDOSA AMAZÔNIA 2023-11-03T12:00:29-05:00 Jedson Fernandes Silva jfs4@aluno.ifal.edu.br Tâmara da Conceição Sobral tcs17@aluno.ifal.edu.br Fábio Rodrigues da Silva frs2@aluno.ifal.edu.br Willianice Soares Maia willianice.soares@ifal.edu.br <p>Neste artigo são exploradas as impressões e (re)significações da Amazônia na perspectiva de Euclides da Cunha, com base em conceitos de autores como Leandro Tocantins, Ranzi e outros que também escreveram sobre essa região. O objetivo é analisar como Euclides da Cunha observou e reinterpretou a Amazônia, transformando-a de uma paisagem exuberante em um cenário de tensões sociais, políticas e culturais. O estudo qualitativo, bibliográfico e descritivo se concentra na visão de um viajante brasileiro, destacando as várias nuances presentes na obra do escritor, que incluem tanto suas impressões positivas quanto suas decepções em relação à região, desenvolvido em diálogo com autores como Leandro Tocantins (1992), Silva (2017) e outros estudiosos que também escreveram sobre aquela região. A metodologia utilizada é estudo de narrativasa de Euclides da Cunha, permitindo que a voz do viajante se manifeste diante do cenário narrado, proporcionando uma análise rica e contextualizada das suas percepções e reflexões sobre o espaço amazônico.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7112 UMA RECUPERAÇÃO DA NOÇÃO DE ESTEREÓTIPO A PARTIR DO UNIVERSO ICÔNICO DA BONECA BARBIE, NO FILME DE 2023 2023-11-03T11:22:56-05:00 Kelly F. Mayrink Drumond kellymayrinkbh@gmail.com <p>O filme “Barbie” (2023) lança mão de um universo róseo para fomentar discussões acerca de pautas identitárias, dentre elas, o estereótipo. Protagonizada por uma personagem que se autonomeia “Barbie Estereotipada”, a produção cinematográfica resgata o imaginário coletivo relacionado à icônica boneca produzida pela empresa multinacional Mattel. A partir dessa perspectiva, este artigo se propõe a analisar, sob o viés da Teoria Semiolinguística da Análise do Discurso, o universo plástico e fantasioso de Barbie no filme de 2023, recuperando a noção de estereótipo. A análise realizada, considerando principalmente os postulados de Amossy (2008), Charaudeau (2004, 2017) e Maingueneau (2004), permite constatar que a obra aparece como uma crítica à estereotipia amplamente consolidada da boneca, e, ao mesmo tempo, permite que se gere uma outra leitura do tecido social, por meio da exposição de um novo “modelo” que contesta um paradigma já estabelecido.</p> 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7275 LINGUAGENS E SOCIEDADES 2023-12-26T21:10:17-05:00 Thais Albuquerque Figueiredo thaisalbuquerque07@gmail.com 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7283 SUMÁRIO 2023-12-29T11:28:45-05:00 Revista Geadel lmssaraiva@uol.com.br 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7284 EQUIPE DE TRABALHO 2023-12-29T11:31:59-05:00 Revista Geadel lmssaraiva@uol.com.br 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7285 EDITORIAL 2023-12-29T12:09:57-05:00 Aquésia Maciel Góes aquesia.goes@ufac.br Jardel Silva França jardelfranca2509@gmail.com Luciano Mendes Saraiva luciano.saraiva@ufac.br Maristela Alves de Souza Diniz maristela.diniz@ufac.br Shelton Lima de Souza shelton.linguista@gmail.com 2023-12-29T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Revista Geadel