<b>O “NOVO REALISMO” NO CONTO MARIA FILHA DE MARIA, DE ANTÔNIO CARLOS VIANA</b>

Autores

  • Maria Ivonete S. Silva

Palavras-chave:

Realismo, Antonio Carlos Viana, Literatura.

Resumo

 Neste artigo, o objetivo é analisar os mecanismos composicionais do conto Maria, filha de Maria, de Antônio Carlos Viana, tratando de estabelecer importantes conexões entre o tema proposto (violência e religiosidade), e um tipo de linguagem performática por ele utilizada para expressar de maneira concisa e bem articulada, os traços reveladores do universo psicológico/emocional das principias personagens: Maria e Istênio. Antes, porém, para que se possa entender o “lugar” de onde parte a visão irônica e ao mesmo tempo bem humorada do narrador, que se apresenta em 3ª pessoa para suscitar, subliminarmente, uma análise crítica do caráter das personagens envolvidas na trama, faz-se necessária uma breve apresentação do autor que, ao retratar a dura realidade dos oprimidos ou dos nulificados pela perversidade das regras sociais estabelecidas, incorpora às suas produções narrativas os recursos expressivos que caracterizam o “novo realismo”.

 

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

SILVA, M. I. S. &lt;b&gt;O “NOVO REALISMO” NO CONTO MARIA FILHA DE MARIA, DE ANTÔNIO CARLOS VIANA&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 528–540, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1514. Acesso em: 28 mar. 2024.