A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:

UM MAPEAMENTO NA REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2000 A 2018

Autores

Palavras-chave:

Mapeamento; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências e Matemática;

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado de um mapeamento de artigos publicados na Revista Educação Especial com a temática inclusão no Ensino de Ciências e Matemática no período de 2000 a 2018. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores desse ensino estão desenvolvendo essa temática no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo dados foram analisados a partir da abordagem quantitativa. A revista publicou 625 artigos nesse período, mas somente 21 foram desenvolvidos no Ensino de Ciências e Matemática. Assim, esses 21 artigos foram analisadas a partir da organização de fichas onde foram registrados: áreas do ensino de Ciências (ciência, química, física e biologia) que mais desenvolveram trabalhos com esses alunos, que tipo de aluno especial os pesquisadores mais trabalharam, autores, instituição de origem, região e os temas mais desenvolvidos pelos pesquisadores. Os resultados mostraram que as áreas que mais desenvolveram trabalhos com alunos especiais nessa revista foram a biologia e matemática. As instituições que mais publicaram foram as públicas da região sul do país e os tipos de alunos especiais que os autores mais desenvolveram seus trabalhos foram alunos com deficiência visual, seguido dos surdos. Os artigos, em sua maioria, apresentaram resultados de pesquisa que não envolvem temas específicos de Ciência, ou seja, os temas envolvem reflexão sobre esse ensino para alunos com NEE.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

SILVA, R. S.; COSTA AMARAL, C. L. . A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:: UM MAPEAMENTO NA REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2000 A 2018. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 281–294, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3244. Acesso em: 29 mar. 2024.

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