VIAGEM À SAN JUNIPERO

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA ONDE O PARAÍSO É UM LUGAR NA TERRA

Autores

Palavras-chave:

San Junipero, Black Mirror, Educação, Turismo, Experiência, Educação Informal

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre turismo e educação decorrentes da investigação exploratória e bibliográfica, com base na análise do episódio San Junipero, do seriado Black Mirror. À medida que descrevemos o episódio, traçamos paralelos entre a educação não formal propiciada pela atividade turística e o aprendizado por meio das experiências. Foi necessária a mobilização de conhecimentos produzidos por diferentes áreas e em diferentes épocas - mantendo a não linearidade no tempo e no espaço que caracteriza o episódio - e uma tentativa mais transdisciplinar de abordagem do conteúdo suscitado, como a educação não formal e informal de Gohn (2005, 2006), Gadotti (2005), o mundo dos ciborgues (HARAWAY, 2009), além de artigos mais recentes sobre San Junipero (PHILLIPS, 2017; SPOLIDORO, 2017; FARIÑA, 2017). Concluímos que, em San Junipero, a aprendizagem ocorre por meio das experiências turísticas das personagens no mundo virtual, construído a partir do backup de suas memórias, oriundo de um processo de educação informal.

Referências

BLACK MIRROR. Terceira temporada: San Junipero. Criação e roteiro: Charlie Brooker. Direção: Owen Harris. ReinoUnido: House of Tomorrow, 2016. Netflix. 61 min. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/title/70264888> Acesso em: 30 mar. 2018.

BRAIDOTTI, R. Diferença, diversidade e subjetividades nômades. Labrys. Estudos feministas. Brasília/UNB, num.1-2, junho-dezembro 2002. p. 1-16. Disponível em: http://www.historiacultural.mpbnet.com.br/feminismo/Diferenca_Diversidade_e_Subjetividade_Nomade.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

BRANDÃO, C. R. A procura do outro. In: Cadernos SESC de Cidadania. Turismo Social. Ano 2, n. 7, 24-27, ago 2011.

DENNIS, C.; DAVIS, R. Can't Get You Out of My Head. Intérprete: Kylie Minogue. Reino Unido, Londres: Parlophone Records. c2001. 1 CD.

FARIÑA, J. J. M. Black Mirror. La lejanía de lamuerte: una narrative ética. (Reseña de série). In:Aesthethika – Revista Internacional sobre subjetividade, política y arte. Vol. 13, (2), Sep. 2017, 98-91. (Universidad de Buenos Aires).

FONSECA FILHO, A. da S. Educação turística - formação contínua de professores da educação básica para o ensino do turismo. 2013. 268 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. (Comitê de Redação). Carta da transdisciplinaridade. In: Primeiro Congresso Mundial da Transdisciplinaridade. Portugal, Convento da Arrábida, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: 27 maio 2018.

GADOTTI, M. A questão da educação formal / não-formal. In: Institut International des Croits de L’ Enfant (Ide). Droit à l’education: solution à touslesproblèmes ou problèmesanssolution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005. Disponível em:http://www.paulofreire.org/moacir_gadotti/artigos/portugues/educacao_popular_e_eja/educacao_formal_nao_formal_2005.pdf. Acesso 14 de jun. 2007.

GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política. 3 ed. SP: Cortez, 2005.

______. Educação não-formal na pedagogia social. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.Disponívelem:<http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 27 Mar. 2018.

HARAWAY, D. J. Manifesto ciborgue Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Thomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.

LARROSA, J. (org). Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

NOWELS, R.; SHIPLEY, E. Heaven is a place on Earth. Intérprete: Belinda Carlisle.
Reino Unido, Londres: Virgin Records. c1987. 1 LP.

PHILLIPS, J. TV in a coma...I know it’s serious: Black Mirror and the struggle between traditional media and digital media. In: TCOM 602. Ball StateUniversityMuncie, Indiana, April 2017. 23p.

SPOLIDORO, R. Felizes para sempre: San Junipero e o fracasso queer. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017, Florianópolis/SC. Disponível: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1522065352_ARQUIVO_RenataSpolidoro_ArtigoCompleto_FazendoGenero2017(2).pdf. Acesso em 28 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

DA SILVA FONSECA FILHO, A.; ESTEVES MODESTO, A. VIAGEM À SAN JUNIPERO: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA ONDE O PARAÍSO É UM LUGAR NA TERRA. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 194–206, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2793. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático