A EDUCAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA E A PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Autores

Palavras-chave:

pedagogia, idealismo, pragmatismo, pós-modernidade.

Resumo

Esse artigo é uma reflexão teórica sobre as condições de justificação de um discurso pedagógico que pretenda orientar o agir pedagógico em termos teóricos e práticos considerando a emergência e os efeitos do pensamento pós-moderno. Considera tanto a tradição pedagógica estabelecida pela filosofia idealista (pedagogia da essência) como a estabelecida pela filosofia pragmatista (pedagogia da existência). O estudo reúne argumentos sobre como seria possível enfrentar a crítica pós-moderna. Aponta que há uma unidade entre o ser e o existir que pode ser recuperada pela via da linguagem e dos processos interpretativos para que a educação e a pedagogia não sucumbam ao niilismo.

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Professor no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

LIMA, J. F. L. de. A EDUCAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA E A PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 172–185, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2749. Acesso em: 29 mar. 2024.