<b>ENSINAR-APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: A SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) EM DEBATE

Autores

  • Janaina Magalhães dos Reis Elias Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Dilton Ribeiro Couto Junior Pós-doutorando (bolsista CNPq/PDJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).
  • Felipe da Silva Ponte de Carvalho Doutorando (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Ensino híbrido, Aprendizagem ativa

Resumo

Fruto de pesquisa bibliográfica recentemente concluída, este texto buscou analisar os desafios e perspectivas da Sala de Aula Invertida (SAI). Dentre as novas propostas pedagógicas, a SAI tem como diferencial a responsabilidade do aluno pelo estudo teórico, utilizando o tempo de aula presencial para trabalhar de forma prática os conceitos previamente estudados. Esse modelo educacional constitui em uma proposta inovadora de ensino, no entanto, para que seja bem desenvolvido, é essencial que a escola, os estudantes e seus professores estejam dispostos a ressignificar metodologias tradicionais de ensinar-aprender. Concluímos que a SAI pode servir de inspiração para a escola (re)pensar antigas práticas pedagógicas que ainda insistem em valorizar a “transmissão de conhecimento”, acompanhando os avanços tecnológicos da contemporaneidade, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade dos estudantes e, consequentemente, mais motivadora.

Biografia do Autor

Janaina Magalhães dos Reis Elias, Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Pós-doutorando (bolsista CNPq/PDJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Pós-doutorando (bolsista CNPq/PDJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Doutorando (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Doutorando (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

ELIAS, J. M. dos R.; COUTO JUNIOR, D. R.; CARVALHO, F. da S. P. de. &lt;b&gt;ENSINAR-APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: A SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) EM DEBATE. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 158–175, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1854. Acesso em: 28 mar. 2024.

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