<b>FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] </b>

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Ana Clara de Souza Oliveria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Bianca Tex Romão Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Rosiele Jossama da Silva Pacífico Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

PIBID, Formação Docente, Alteridade, Experiência

Resumo

Este texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? 

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Departamento de Didática, Escola de Educação e Programa de Pós-graduacão da UNIRIO.

Atuo na área da Formação Docente, inicial e continuada; educação infantil e alfabetização. 

Ana Clara de Souza Oliveria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Curso de Pedagogia/Estudante vinculada ao PIBID de Educação Infantil - fevereiro de 2018.

Bianca Tex Romão Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Curso de Pedagogia/Estudante vinculada ao PIBID de Educação Infantil - fevereiro de 2018.

Rosiele Jossama da Silva Pacífico, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Curso de Pedagogia/Estudante vinculada ao PIBID de Educação Infantil - fevereiro de 2018.

Referências

ALVES, N; GARCIA, R. L. Atravessando fronteiras e descobrindo (mais uma vez) a complexidade do mundo. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (orgs.) O sentido da escola. Rio de janeiro: DP&A, 1999.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2004.

BARROS, M. Memórias inventadas: As infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

CONTRERAS DOMINGO, J. Prólogo. In: SKLIAR, C.; LARROSA, J. (comp.) Experiencia y alteridad en educación. Rosario: Homo Sapiens, 2009.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed. Revisada. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Narrativa y investigación educativa. In: LARROSA, J. (org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. 1ª ed., Barcelona, Laertes, 1995.

ESTEBAN, M. T; ZACCUR, E. (orgs.). Professora Pesquisadora: uma práxis em construção. Petrópolis: DP etAlii, 2002.

FALS BORDA, O. Pesquisa-Ação, ciência e educação popular nos anos 90. In: STRECK, D. (org.). Fontes da Pedagogia Latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GARCIA, R. L. (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GERALDI, W. Portos de passagem. 4ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, C. G.; DARIO, F.; PEREIRA, E. A. M. (org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e

educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

_______. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, W.; OLARIETA, B. F. (orgs.). Em Caxias, a filosofia en-caixa? A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.

_______. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, S.; KOHAN, W. (orgs). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2008.

_______. Notas Sobre a Experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr., n°19, 2002.

MOLINA, J. G. Palabras que no tienen cosa: Apuntes para una pedagogía de la distancia. Rosario: Homo Sapiens, 2014.

MIGNOLO, W. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3ª ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

RIBEIRO; T.; SAMPAIO; C. S.; SOUZA, R. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, jan./abr. 2016.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

_______. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.

_______. La educación (que es) del otro: argumentos y desierto de argumentos pedagógicos. 1ª ed., Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2007.

________.; LARROSA, J. Experiencia y alteridad en educación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2009.

SAMPAIO, C. S. Alfabetização e formação de professores: Aprendi a ler (...) quando misturei todas aquelas letras ali. Rio de Janeiro: WAK, 2008.

_______.; RIBEIRO, T. Documentação narrativa de experiências pedagógicas: escritas de si e formação docente. In: SOUZA, E. C. (org.) (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFA, 2015.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 12a ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

SUÁREZ, D. Docentes, narrativa e investigación educativa - La documentación narrativa de las practicas docentes y La indagación pedagógica del mundo y las experiencias escolares. In: SVERDLICK, I. et all. La investigación educativa: Una herramienta de conocimiento y de acción. Buenos Aires: Noveduc, 2007.

SÜSSEKIND, M. L. & Garcia, A. Universidade-escola: diálogo e formação de professores. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ: 2011.

VIGOTSKI, L. V. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2018-06-02

Como Citar

SAMPAIO, C. S.; OLIVERIA, A. C. de S.; LIMA, B. T. R.; PACÍFICO, R. J. da S. &lt;b&gt;FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] &lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 03–22, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645. Acesso em: 28 mar. 2024.