A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação inicial, Licenciatura em Pedagogia

Resumo

Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

APARECIDA MACHADO GOES, B.; LIMA, T. A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 188–204, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5282. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático