A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural. Pensamento teórico. Ensino. Intencionalidade.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a organização do trabalho docente com os conteúdos escolares a fim de promover o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes. Parte da necessidade de superar a base ainda prevalecente em grande medida no ensino escolar brasileiro, que tem como característica a formação do pensamento empírico, prático-utilitário, uma vez que os conceitos são trabalhados de modo superficial, reprodutivo, na observação de objetos e fenômenos. Planejar as ações pedagógicas visando o desenvolvimento do pensamento teórico encontra na Psicologia Histórico-Cultural referencial teórico que possibilita aos professores a organização intencional da prática pedagógica, baseada no conceito de atividade de ensino, tendo em conta o desenvolvimento integral dos educandos durante o processo de aprendizagem, promovendo a consciência não ingênua. Logo, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, teórico-conceitual, aponta considerações a respeito da organização do trabalho pedagógico sob a compreensão histórico-cultural de desenvolvimento humano, o que exige do professor intencionalidade, atingida por meio de conhecimento teórico-metodológico consistente.

Biografia do Autor

Maria Silvia Rosa Santana, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade Universitária de Paraníba.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

SANTANA, M. S. R. .; GOMES SOUTO, D. C. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 407–420, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4103. Acesso em: 28 mar. 2024.