<B> PROJETOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DA RETÓRICA CONSERVADORA AO PÂNICO MORAL

Autores

  • Amanda André de Mendonça Universidade Estácio de Sá - UNESA

Palavras-chave:

Laicidade, Políticas educacionais

Resumo

O conflito entre os favoráveis à existência da temática de gênero na escola e os agentes e instituições contrários, evidenciou também um repertório de argumentos utilizados por ambas as partes. O poderio de argumentação foi fundamental para a sustentação das posições defendidas, bem como para que estas reverberassem em outros campos e segmentos sociais, ampliando assim o apoio e a adesão de novos agentes à disputa em curso. A partir deste quadro exponho sobre o que considero serem as repercussões ou os impactos das ações da coalizão conservadora formada, de sua retórica e dos medos sociais desenvolvidos. Nesse sentido, trago para este artigo uma breve análise de projetos recentes que são permeados pela retórica conservadora e fortalecidos no contexto de pânico moral estabelecido como o Movimento Escola Sem Partido, a retirada de gênero dos planos municipais e estaduais de educação e da Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Amanda André de Mendonça, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Socióloga e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em gênero e sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e doutora em Política Social pela Unversidade Federal Fluminense - UFF. Professora assistente desde 2014 da Universidade Estácio de Sá e professora substitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

2018-11-25

Como Citar

DE MENDONÇA, A. A. &lt;B&gt; PROJETOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DA RETÓRICA CONSERVADORA AO PÂNICO MORAL. Communitas, [S. l.], v. 2, n. Esp, p. 106–120, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2070. Acesso em: 28 mar. 2024.