Communitas: Notícias https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS <p>A <strong>Revista Communitas</strong> tem a missão de fomentar a discussão dialógica no campo da <strong>Educação, </strong>com a missão de promover a tessitura de um campo teórico-epistemológico-metodológico-político na publicação de trabalhos inéditos resultantes de pesquisas desenvolvidas, em âmbito nacional e internacional, por sujeitos que buscam pensar e trabalhar suas áreas de investigação para além de uma perspectiva universal, hierárquica e hegemônica.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2526-5970 - <strong>Ano de criação: </strong>2017 - <strong>Área do conhecimento: </strong>Educação - <strong>Periodicidade:</strong> Quadrimestral - <strong>Qualis:</strong> B1 - <strong>DOI: </strong><a class="ng-binding" href="https://doi.org/10.29327/268346" target="_blank" rel="noopener">10.29327/268346</a></p> pt-BR qui, 24 out 2024 08:58:24 -0500 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 CHAMADA FLUXO CONTÍNUO https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/announcement/view/154 https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/announcement/view/154 qui, 24 out 2024 08:58:24 -0500 CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO - PRORROGAÇÃO DE PRAZO - 20/11 https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/announcement/view/150 <p style="font-weight: 400;"><strong>CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>DOSSIÊ TEMÁTICO: COTIDIANOS DAS ESCOLAS: INTERFACES ENTRE ÉTICAS, ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS </strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>&nbsp;</strong>A revista Communitas convida pesquisadores(as), docentes e pós-graduandos(as) a submeterem artigos originais para o dossiê temático "Cotidianos das Escolas: Interfaces entre Éticas, Estéticas, Poéticas e Políticas".</p> <p style="font-weight: 400;">Os cotidianos escolares constituem-se como um microcosmo social, onde se entrelaçam dinâmicas éticas, políticas, poéticas, epistemológicas e estéticas. A presente chamada busca fomentar a produção de conhecimento acerca das imbricações entre tais dimensões, investigando como as práticas pedagógicas, as relações de poder e as manifestações culturais se articulam na produção de subjetividades e na construção de saberes no contexto escolar. Serão aceitos artigos que abordem, as seguintes temáticas:</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <ul> <li class="show"><strong>Éticas e Estéticas dos Cotidianos Escolares:</strong> Análise das manifestações artísticas e culturais no espaço escolar, investigando suas relações com as práticas pedagógicas, os modos de produção de subjetividades e identidades.</li> <li class="show"><strong>Políticas e Cotidianos Escolares:</strong> Estudo das relações de poder, das dinâmicas de gestão e das políticas públicas no contexto escolar, analisando seus impactos na produção de subjetividades, nas práticas pedagógicas e na construção de saberes.</li> <li class="show"><strong>Epistemologias e Poéticas dos Cotidianos Escolares:</strong> Investigação das relações entre os saberes e criações acadêmicas, docentes e discentes, problematizando a produção de conhecimento no cotidiano escolar e suas implicações para as práticas pedagógicas e poéticas da vida.</li> <li class="show"><strong>Corpos: Gênero, Raça, Territorialidade, Geração, Condição Física e Sexualidade no Cotidiano Escolar:</strong> Análise dos marcadores de diferença no espaço escolar, investigando as construções de corporeidade, performatividades, expressões e estilos de vida que incidem nos cotidianos das escolas.</li> <li class="show"><strong>Tecnologias e Cotidiano Escolar:</strong> Análise dos usos das tecnologias na educação, investigando seus impactos nas práticas pedagógicas, nas relações interpessoais e na produção de conhecimento no cotidiano escolar.</li> <li class="show"><strong>Os Dentrosforas dos Cotidianos Escolares: </strong>discussão sobre os modos como as dinâmicas neoliberais (racionalidade política de mercado) e neoconservadoras (racionalidade político-moral) buscam reduzir a cidadania à questão do "autocuidado", reinstitucionalização do individualismo, interesse do mercado e domínio androcêntrico expressas na militarização da escola, no homeschooling, no assédio e perseguição da docência, entre outros, marcos de produção de desigualdades.</li> </ul> <p style="font-weight: 400;"><strong>Diretrizes para Submissão</strong></p> <p style="font-weight: 400;">Os artigos devem ser inéditos e seguir as normas de publicação da Revista Communitas, disponíveis em <a href="https://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/about/submissions#authorGuidelines" target="_blank" rel="noopener">[link]</a>. A submissão deverá ser realizada através da plataforma eletrônica da revista.</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Cronograma</strong></p> <ul> <li class="show"><strong>Data limite para submissão:</strong> 20/11/2024</li> <li class="show"><strong>Publicação do dossiê:</strong> até dezembro de 2024.</li> </ul> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Esperamos contar com a sua valiosa contribuição para este dossiê!</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>&nbsp;</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Organizadores:</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Profa. Dra. Barbara Sicardi Nakayama (UFSCAR)</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Prof. Dr. Marcio Caetano (UFPel)</strong></p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves (UFAC)</strong></p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/announcement/view/150 seg, 29 jul 2024 17:36:22 -0500