PROUNI (2014-2024)
um estudo por meio do Ciclo de Políticas e Análise de Conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.10.24-17Palavras-chave:
Prouni. Estado do Conhecimento. Permanência. Egressos. Interiorização.Resumo
Este artigo objetiva analisar as tendências temáticas, metodológicas e geográficas da produção acadêmica sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) em teses e dissertações defendidas entre 2014 e 2024. A hipótese central é de que tão importante quanto a política em si é a mudança que ela provoca na vida dos beneficiários em sua trajetória profissional. Para tanto, realizou-se um "Estado do Conhecimento" com base em 31 trabalhos levantados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no repositório da Universidade São Francisco (USF) entre os anos de 2014 e 2024. Apoiado metodologicamente na Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e teoricamente na abordagem do Ciclo de Políticas de Ball (1994), o estudo mapeou as tendências e lacunas do campo. Os resultados indicam uma predominância de pesquisas qualitativas focadas nos desafios da permanência (Contexto da Prática) e uma significativa interiorização da produção científica (74%), contudo, fortemente concentrada no eixo Sul-Sudeste. Identifica-se uma escassez crítica de estudos que investiguem o "Contexto dos Efeitos", especificamente as trajetórias de egressos. Conclui-se que é imperativo deslocar o foco analítico do “acesso e permanência" para os resultados de "segunda ordem", investigando a efetiva mobilidade social após a diplomação em contextos regionais específicos.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior e altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jan. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 15 jan. 2026.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2026.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.













