INGRESSANTES E CONCLUINTES NEGRAS E NEGROS NA GRADUAÇÃO:

antes e depois da implementação da política de cotas no brasil (2009-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.10.24-12

Palavras-chave:

Educação Superior; Ação Afirmativa; Política de Inclusão; Desigualdades Educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças na distribuição de estudantes negros e negras nos cursos de graduação presenciais das instituições públicas brasileiras antes e depois da implementação da política de cotas estabelecida pela Lei nº 12.711/2012, considerando as cinco regiões do país. A política de cotas, enquanto ação afirmativa na educação superior, tem proporcionado um aumento significativo da presença de seu público-alvo nas universidades públicas brasileiras. Nesse sentido, compreender a progressão do acesso por meio dessa política ao longo dos anos torna-se fundamental, especialmente diante das transformações que têm promovido como mecanismo de inclusão na educação superior. Diante desse contexto, este estudo busca responder à seguinte questão norteadora: Como se constitui a taxa de progressão do acesso de pessoas negras à educação superior entre 2009 e 2023? A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, com procedimentos de estatística descritiva, utilizando os microdados do Censo da Educação Superior (CES) referentes ao período de 2009 a 2023, disponibilizados na plataforma Base dos Dados. Os resultados revelam um aumento expressivo no acesso de estudantes negros e negras à educação superior. No entanto, as desigualdades raciais não se restringem apenas ao ingresso nesse nível educacional. Ainda se observa a necessidade de investimentos mais enfáticos em políticas de permanência, a fim de garantir que esses estudantes concluam seus cursos e tenham acesso ao diploma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Evangelista, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na linha de pesquisa: História, Política e Educação. Mestra em Educação por meio do PPGEDU/UFMS (2020). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino de História por meio da Faculdades Integradas de Cassilândia (FIC) (2014). Licenciatura em História por meio da FIC (2013). Licenciatura em Pedagogia por meio da Faculdade Educacional da Lapa (2020). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas de Ensino Superior Mariluce Bittar (GEPPES/MB). Atualmente atua como coordenadora de projetos na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS).

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política de Educação Superior /Mariluce Bittar - GEPPES/MB. Conclusão: Pedagogia pela UFMS; Especialização em Psicopedagogia pela UFRJ; Mestrado em Educação pela UCDB; Doutorado em Educação pela UFMS e Pós-Doutorado pela UNEMAT. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração em Educação - ANPAE, representando a Região CO (2019-2023). Vice-coordenadora GT 11 Política de Educação Superior da Anped (2021 - atual).

Luan Matheus Moreira , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação, Mestre em Engenharia Civil (com ênfase em Estruturas) e especializações em (i) Gestão de Projetos, (ii) Finanças, (iii) Métodos dos Elementos Finitos e (iv) Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Aquidauana. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do INEP/MEC e "Amigo" da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de (i) Projeto de Estruturas em Concreto, (ii) Ciências da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica e (iii) Políticas Públicas na Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel. O discurso de inclusão nas políticas de educação superior (2003-2008). 2009, p. 187. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande – MS, 2009.

Almeida, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior; FONAPRACE, Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES- 2018. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em: http://www.andifes.org.br/iv- pesquisa-perfil/. Acesso em: 15 de nov. 2019.

BASE DOS DADOS – DB. Censo da Educação Superior. Disponível em: https://basedosdados.org/dataset/a3b57cca-ff80-4bf2-8bac-c145109e06a7?table=03f7e043-9ea1-47f9-9e77-f55dfe449381. Acesso em: 27 abril. 2024.

BRASIL. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 02 Fev. 2022.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF.26 jun 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 11 de Set. 2022.

BRASIL. Decreto n° 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm Acesso em: 02 Set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n.18, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto n. 7.824, de 11 de outubro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 199, seção 1, p. 16, 15 out. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/portaria_18.pdf>. Acesso em: 05 Set. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/siteABMES-notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 05 maio. 2024.

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Negros e Indígenas Cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. 2008, p. 260. Tese (Doutorado em Educação-currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. 2008.

EVANGELISTA, Joelma Inês. O Perfil Socioeconômico dos Estudantes Negros Cotistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – 2013 a 2018. Campo Grande/MS, 2020. 147p. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Políticas Públicas de Inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004, p. 227. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, PPGESC – UFSC, Florianópolis, SC, 2004.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2019. Disponível em:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad99/metodologia99.shtm. Acesso em: 20 Set. 2022.

IBGE. Censo demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=73102. Acesso em: 05. maio. 2024.

MACHADO, Ralph. Proposta transfere de 2022 para 2042 a revisão da Lei de Cotas no ensino superior. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/781991-proposta-transfere-de-2022-para-2042-a-revisao-da-lei-de-cotas-no-ensino-superior/. Acesso em: 26 Mar. 2023.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.

MUNANGA. Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: Um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, jul./dez. 2001, p. 31-43.

NEDER, Maria Lucia Cavalli. FONAPRACE/ANDIFES. IV Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/iv-pesquisa-perfil/. Acesso em: 20 de Out. 2022.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do câmpus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação, Câmpus Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014.

ROSA, Aline Anjos da. A implementação das cotas raciais e sociais na UFGD e sua contribuição para a política de ações afirmativas (2012-2014). 2016, p. 150. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. Dourados, 2016.

SILVA, Leonardo Barbosa e Silva. FONAPRACE/ANDIFES. IV Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/iv-pesquisa-perfil/. Acesso em: 20 de Out. 2022.

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; MACIEL, Carina Elisabeth. Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 224-250, Jan./Abr. 2015.

Downloads

Publicado

30.04.2026

Como Citar

EVANGELISTA, Joelma; MACIEL, Carina Elisabeth; MOREIRA , Luan Matheus. INGRESSANTES E CONCLUINTES NEGRAS E NEGROS NA GRADUAÇÃO: : antes e depois da implementação da política de cotas no brasil (2009-2021). Communitas, Rio Branco, v. 10, n. 24, p. e8974, 2026. DOI: 10.29327/268346.10.24-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8974. Acesso em: 18 maio. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.