<b>CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA

Autores

  • Adriele Karlokoski Universidade Federal do Acre.
  • Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz Universidade Federal da Bahia
  • Jucélia Iantas Centro Universitário de União da Vitória
  • Igor Oliveira Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Biologia, educação, docência, ecologia

Resumo

A disciplina ecologia proporciona um aprendizado multidisciplinar ao aliar diferentes saberes e prismas sobre o fenômeno da vida. Ao mesmo tempo, cursos de campo atuam como uma proposta educacional com metodologia diferenciada de ensino, promovendo o contato com ambiente e permitindo aos participantes observar sua estrutura e complexidade. Considerando a importância de integrar a teoria e a prática em campo na formação docente, neste trabalho é apresentado um relato de um curso de campo desenvolvido com acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. São discutidos aspectos do desenvolvimento do curso demonstrando a importância do incentivo à pesquisa e como esse tipo atividade é edificante e fundamental na formação do educador biólogo ao instigar o espírito científico dos acadêmicos através da busca pelo desenvolvimento profissional como futuros docentes e pesquisadores.

Biografia do Autor

Adriele Karlokoski, Universidade Federal do Acre.

Professora substituta do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Etnociências da UFAC. Estrada da Canlea Fina Km 12, Gleba Formoso, lote 245, Colônia São Francisco s/n, Cruzeiro do Sul, Acre, CEP 69980-000

Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no PPGEcologia e Biomonitoramento - UFBA. Laboratório de Ecologia da Polinização - ECOPOL, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina, 40170-115, Salvador, Bahia, Brasil.

Jucélia Iantas, Centro Universitário de União da Vitória

Mestre em Biologia Evolutiva, Centro Universitário de União da Vitória - docente de ensino superior, União da Vitória, Paraná, Brasil. Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, (42) 3522-1837

Igor Oliveira, Universidade Federal do Acre

Perofessor adjunto do curso de licenciatura indígena, Centro de Educação e Letras, campus Floresta, Universidade Federal do Acre. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnociências. Estrada da Canlea Fina Km 12, Gleba Formoso, lote 245, Colônia São Francisco s/n, Cruzeiro do Sul, Acre, CEP 69980-000

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

KARLOKOSKI, A.; GRUCHOWSKI WOITOWICZ, F. C.; IANTAS, J.; OLIVEIRA, I. &lt;b&gt;CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 207–223, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824. Acesso em: 28 mar. 2024.